As Aves da Minha Escola – Trabalhos 2020

ISCAL - Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa (Lisboa)

Atividade 1 - Atrair as aves: comedouros e bebedouros

Ano de Escolaridade:
Secundário, Profissional e Superior - Ensino Superior_ISCAL

N.º de Participantes:

Registo Fotográfico:

Breve descrição de como foi feita a planificação, desenvolvimento e construção do comedouro/bebedouro:
Fase 1 – Identificação do objetivo do projeto
 Atrair as aves através da criação de comedouros e bebedouros.
Como já existia previamente um comedouro em casa, procedeu-se à manutenção do mesmo, de modo a torná-lo em conformidade com as indicações do projeto "As Aves que me rodeiam".
Fase 2 – Identificação das "falhas" no comedouro antigo
Percebeu-se que este comedouro tinha a estrutura em madeira já muito fragilizada – alguns pregos a sair, madeira a desfazer-se e arames partidos. Precisava ainda de uma limpeza e que fosse tornado mais aprazível para a presença de aves, nomeadamente através de serem inseridas folhas ou ramos e um bebedouro, tendo em conta a estação do ano.
Fase 3 – Reestruturação do Comedouro
Dados Relevantes
Localização: Pardilhó, Estarreja, Aveiro, Portugal
Participantes: Junto com o meu pai, Paulo Santos, que teve formação em Engenharia Agrícola, desenvolvemos este projeto. De reforçar que o mesmo colaborou significativamente para o mesmo.
Autoria: Ana Beatriz Vilas Boas Soares e Santos
1. Criação de um bebedouro
Foi detetada a falta de um bebedouro, pelo que se decidiu proceder à construção do mesmo.
Utilizou-se uma antiga embalagem que ia seguir para a reciclagem e foram acrescentadas folhas à volta para ser menos impactante na paisagem.
Este encontra-se disponível dentro da estrutura de madeira, pela sua pertinência tendo em conta a estação do ano que se avizinha. Nesta altura, e/ou em tempo muito seco é mais difícil para estes animais encontrarem água pelo que assim se revela a pertinência desta "plataforma" adicional. A dimensão do bebedouro foi pensada de modo a que fosse suficiente para receber alguma espécie que se queira lavar ali e para evitar que as aves pequenas caiam e/ou se afoguem.
2. Colocação de novos arames
Os antigos arames já estavam a partir-se pelo que se decidiu acrescentar novos.
Agora sim a estrutura será capaz de aguentar com mais peso, caso várias aves queiram pousar lá.
3. Limpeza da plataforma
Fez-se a manutenção do comedouro, que será a partir de agora feita a cada 2 semanas, se necessário, para evitar que a plataforma estivesse suja com dejetos ou outras substâncias que pudessem ser prejudiciais às aves.
4. Colocação de Ramos e Folhas
A própria estrutura em madeira, agora com a presença de algumas folhas e pequenos troncos, garante-lhe um aspeto mais natural, de modo a que se confunda com o meio onde vai ser colocado e possa ser mais aprazível às aves.
5. Comida e Água
Numa fase final, foi então adicionada a água (de torneira) e comida própria para as aves que mais frequentam esta zona (Pardilhó, Estarreja, Aveiro, Portugal).
6. Resultado Final
O comedouro foi colocado perto de um canteiro onde crescem árvores e arbustos.
Situa-se numa zona afastada do principal movimento da casa para que os pássaros não se sintam incomodados. A localização estratégica permite ainda que a estrutura esteja visível para observação das espécies que lá aparecem, bem como uma limpeza e abastecimento de comida acessível.
De reforçar ainda que a zona onde está a estrutura é pouco frequentada por predadores e está "escondida" por árvores e arbustos.
Ana Beatriz Santos