As Aves da Minha Escola – Trabalhos 2020

Escola EB 2,3 Delfim Santos (Lisboa)

Atividade 1 - Atrair as aves: comedouros e bebedouros

Ano de Escolaridade:

N.º de Participantes:

Registo Fotográfico:

Breve descrição de como foi feita a planificação, desenvolvimento e construção do comedouro/bebedouro:
Turmas participantes: 5º F, G e H (universo de 52 alunos)
Período letivo de concretização: 3º
Modalidade de ensino: E@D
Nas aulas de Ciências Naturais das turmas G e H e no horário DT/Alunos da turma 5ºF, foi lançado aos alunos e seus familiares o desafio de construção conjunta de comedouros para aves, com recurso a materiais recicláveis (pacotes de leite TetraPack, entre outros materiais).
O desafio foi publicado na plataforma Classroom. Foram publicitadas instruções de construção, constantes do manual de Ciências Naturais de 5º ano adotado pela escola.
O projeto permanece em curso, dados os constrangimentos e o “delay” próprios do E@D.
Os comedouros destinam-se aos espaços verdes da EB 2,3 Professor Delfim Santos. Contudo, o prolongamento do confinamento imposto devido à pandemia de Covid-19, por questões de segurança sanitária, levou a docente promotora a solicitar aos alunos a colocação temporária dos comedouros para aves passariformes nas suas residências (à varanda ou no jardim).
Prevê-se a sua transferência definitiva para a EB 2,3 Professor Delfim Santos em Setembro de 2020.
Este projeto enquadra-se no âmbito da lecionação do conteúdo programático: A importância da conservação da Biodiversidade Animal.
Conceitos trabalhados: Biodiversidade urbana; Sustentabilidade em meio escolar; Cooperação inter-geracional.
Etapas de execução do projeto:
1) Sensibilização (exposição do projeto aos alunos em aula síncrona, na plataforma Classroom);
2) Planificação (colocação de instruções para a construção dos comedouros on-line, na Classroom – cópia do plano incluso no manual de CN de 5º ano);
3) Desenvolvimento (a construção dos comedouros foi posta em prática no domicílio dos alunos, pelos mesmos, com ou sem auxílio de familiares; os alunos utilizaram materiais recicláveis disponíveis nas suas casas; a criatividade foi estimulada; cada aluno escolheu o alimento – sementes, migalhas de pão – e o local mais adequado para colocar o seu comedouro);
4) Follow up (foi solicitada aos alunos a publicação de fotos dos comedouros in situ, na plataforma Classroom);
5) Avaliação (ainda não foi realizada).
NOTA: as etapas 3 e 4 ainda decorrem, devido aos condicionalismo inerentes ao E@D e ao confinamento. A etapa 5 será concretizada no final do 3º período letivo de 2019/2020, sendo o júri composto pelas docentes Natália Almeida, Coordenadora a nível escolar do Projeto EcoEscolas, e Fernanda Lobo, da área de construção dos comedouros.
Link de construção de comedouro: https://drive.google.com/file/d/1E4L7b6uewA43OoSUN0_JPpkqTaWPm7io/view