As Aves da Minha Escola – Trabalhos 2020

Escola EB/JI de Manique de Baixo (Cascais)

Atividade 1 - Atrair as aves: comedouros e bebedouros

Ano de Escolaridade:
2.º ano

N.º de Participantes:

Registo Fotográfico:

Breve descrição de como foi feita a planificação, desenvolvimento e construção do comedouro/bebedouro:
As turmas do 2.º ano da EB1/JI de Manique iniciaram o projeto “ As aves da minha escola” a 11 de março de 2020, ainda na escola. Os alunos das duas turmas juntaram-se no espaço da ludobiblioteca e ouviram ler a obra: “ O rapaz que gostava de aves”.
Após a leitura, exploraram a obra e alguns alunos chegaram à conclusão que poderiam construir um hotel para pássaros e colocarem no espaço exterior da escola, para conhecerem as espécies de aves que habitam ao redor da mesma.
Iniciaram o projeto, desenhando o seu protótipo de hotel para aves.
Ao surgir a pandemia, adaptámos o tema, de forma a que pudesse ser desenvolvido à distância e passou a chamar-se “As aves que me rodeiam”.
Aquando da implementação do E@D, colocámos o seguinte desafio aos alunos, no âmbito deste projeto:
Objetivo: Atrair as aves que nos rodeiam. Como? Construindo comedouros. Porquê? Para ajudar algumas espécies a sobreviver quando não encontram alimento na natureza (especialmente no inverno) e para as podermos observar! Algumas indicações: 1. Podes fazer dois tipos de comedouros, um feito com material reutilizado e outro com materiais orgânicos. 2. Coloca o comedouro num local em redor da tua casa. 3. Observa se o comedouro é visitado. 4. Tira fotografias durante a construção do teu comedouro, do local onde o penduraste e, se conseguires, tenta fotografar as aves que possam lá poisar. Nem todos os alunos participaram, mas alguns enviaram os trabalhos propostos. De seguida, solicitou-se aos alunos que realizassem pequenos textos sobre as espécies de aves que lá poisassem, que enviassem fotos ou desenhos.