As Aves da Minha Escola – Trabalhos 2020

Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António (Vila Real de Santo António)

Atividade 1 - Atrair as aves: comedouros e bebedouros

Ano de Escolaridade:
11º Ano

N.º de Participantes:

Registo Fotográfico:

Breve descrição de como foi feita a planificação, desenvolvimento e construção do comedouro/bebedouro:
Nestas duas construções seguimos o espírito eco-escolas e utilizámos apenas materiais reciclados. Para o bebedouro reciclámos um garrafão de plástico e uma garrafa de 1,5l. Os passos de construção do bebedouro são:
1. Cortar a base do garrafão, com 3 a 4 dedos de altura.
2. Retirar a tampa da garrafa e colar na parte de dentro do fundo, já recortado, do garrafão.
3. Com a ajuda da faca, fazer 3 a 4 furos pequenos junto do gargalo da garrafa.
4. Encher a garrafa com água e com a tampa que foi colada na base do garrafão, fechar.
5. Virar o bebedouro com a base para o chão, camuflá-lo, e colocá-lo no exterior.
Ao participar neste projeto sentimos que com algo tão simples fácil e económico de se fazer contribuímos de algum modo para o nosso ambiente. Não só criámos uma fonte de água para os passarinhos nesta época de calor, como também construímos este bebedouro apenas de material recicláveis.
O comedouro seguiu os seguintes passos:
▫ 1º Passo: Cortar a garrafa de meio litro cerca de 4 centímetros acima do fundo da mesma, e cortar a garrafa de litro e meio cerca de 10 centímetros (acima da marca do rotulo).
▫ 2º Passo: Na garrafa de litro e meio fazemos quatro cortes verticais de cerca de 8 centímetros de comprimento cada. Com uma distância entre estes de também 8 centímetros.
▫ 3º Passo: De seguida perfuramos a tampa da garrafa de litro e meio com o auxílio de uma chave de estrela/fendas, o diâmetro do furo deve de ser de cerca de 3 milímetros.
▫ 4º Passo: Perfuramos o fundo da garrafa de meio litro no centro, recorrendo novamente ao auxílio da chave de estrela/fendas, o diâmetro do furo deve novamente ser de cerca de 3 milímetros.
▫ 5º Passo: Colocas-te uma das pontas de um dos palitos de espetada no furo feito na tampa da garrafa de litro de meio e a outra ponta do palito no furo feito no fundo da garrafa de meio litro. Com uma pistola de cola quente previamente aquecida fixamos as pontas do palito em ambos os furos.
▫ 6º Passo: Furamos novamente a garrafa de meio litro em 4 pontos estratégicos de forma a formar um X acima do meio da garrafa, colocando os restantes dois palitos de espetada também em forma de X nos respetivos furos, fixando-os com a pistola de cola quente.