As Aves da Minha Escola – Trabalhos 2020

Escola Básica Infante D. Henrique (Viseu)

Atividade 1 - Atrair as aves: comedouros e bebedouros

Ano de Escolaridade:
8.º

N.º de Participantes:

Registo Fotográfico:

Breve descrição de como foi feita a planificação, desenvolvimento e construção do comedouro/bebedouro:
O meu projeto para o comedouro/bebedouro partiu do intuito de querer fazer uma típica casa de pássaros, partindo da ideia generalizada daquelas com telhado triangular, mas também tentar levar essa casa a conectar-se com a natureza, acrescentando-lhe elementos que nos levassem direitos à floresta.
Na planificação, comecei por desenhar um paralelepípedo e o telhado como um prisma triangular. Acabei por decidir que queria que a casa tivesse dois pisos e, consequentemente, duas áreas. O telhado seria aberto dos lados, formando uma espécie de sótão, onde colocaria um pouco de feno para os pássaros se puderem aconchegar e proteger do frio. Essa seria zona de descanso onde, eventualmente, poderiam dormir. No andar de baixo, apenas com uma entrada em círculo, estariam os ditos comedouros e bebedouros. Achei a ideia de colocar conchas, que serviriam para armazenar a comida e água, interessante, pois sendo originárias da natureza, encaixariam-se plenamente na ideia da casa. E isso conclui a zona de refeições, onde se podem alimentar e partir para uma nova viagem. Por último, reconheci que ter um parapeito onde os pássaros pudessem aterrar ia dar jeito, já para não falar que iria dar um ar mais bonito e completo à casinha.
Com mais ou menos tudo pensado na minha cabeça, faltavam os materiais. Ocorreu-me que a utilização de paus de gelado seria uma boa ideia. São de fácil acesso, de madeira bonita e natural e, para além disso, muito fáceis de trabalhar. Para que a casa não parecesse muito uniforme e simples, apanhei uns ramos de umas árvores que iriam decorar as extremidades das paredes, telhados e ainda fazer uma cerca no parapeito. Recolhi também umas folhas, plantas e flores que usaria para decorar.
O desenvolvimento deste projeto foi demorado, necessitando de paciência e motivação, mas não foi muito difícil. Fiz cada uma das paredes em separado, como se fossem paletes. Fui colando os paus uns aos outros com cola quente até que tivessem o comprimento que pretendia. Criei também o chão e as duas partes do telhado. Numa das paredes fiz um círculo que era cortado um pouco antes de estar completo, para que servisse de entrada. Após todas estas paletes estarem concluídas, colei-as nos devidos espaços. Peguei então nos ramos e fui colando nas extremidades das paredes, bem como no telhado e ainda para fazer uma cerca. No final fiz uns vasinhos usando também cola quente em que pus duas plantas, acrescentei duas folhas no telhado e uma margarida no cimo da casa, como se do sol se tratasse. Finalmente, coloquei as conchas que serviriam para a comida e bebida no interior, uma cama no sótão, e outra concha que me restou a servir de tapete de entrada.
No final, concluí orgulhosamente o meu projeto. Considero que foi muito divertido, uma atividade muito produtiva e ótima para os nossos amigos com asas.
Sofia Pires, n.º 25, 8.º D
Trabalho produzido em PIC, em articulação com o Projeto Eco-Escolas