As Aves da Minha Escola – Trabalhos 2020

Escola EB1 Passal (Gondomar)

Atividade 1 - Atrair as aves: comedouros e bebedouros

Ano de Escolaridade:
1º e 4º anos

N.º de Participantes:

Registo Fotográfico:

Breve descrição de como foi feita a planificação, desenvolvimento e construção do comedouro/bebedouro:
Trabalho 1- Primeiro, eu e o meu pai, planificamos o comedouro e o bebedouro. Reunimos os materiais (baldes de gelado, tinta, fio e papel) e começamos a construção. Em quase uma semana, infelizmente, o comedouro e bebedouro não atraiu nenhuma ave. São diversas aves que circulam aqui perto de casa, mas não foram atraídas. No segundo dia, nós cortamos o telhado do comedouro e do bebedouro para ficar mais curto, para facilitar a entrada das aves e colocámos mais alto. No quarto dia, fizemos o contrário, baixamos para ver se os pássaros apareciam, mas novamente não tivemos sucesso.
Trabalho 2- Quando recebi este desafio, eu pedi logo ao meu pai para me ajudar. Nós começamos por planificar o comedouro e o bebedouro. Utilizamos materiais que tínhamos em casa:duas garrafas de água; duas colheres de pau; marcador preto; fio e fita cola. Depois, eu marquei os pontos com o marcador e o meu pai cortou o plástico porque eu não consegui. Em seguida, colocámos as colheres, os fios e pronto. Por fim, penduramos num ramo do limoeiro.Um dia, eu vi um pardal no comedouro, mas infelizmente não consegui tirar a fotografia. Vou continuar a observar.
Trabalho 3-Para começar, eu inspirei-me nas instruções dadas pela professora. Explorei o anexo 1 e decidi fazer o modelo 2, Comedouro de Casca de Citrinos.Como já estava planificado,comecei a construção. Parti uma laranja ao meio e com cuidado retirei-lhe o seu interior. Marquei 4 pontos para depois com a ajuda da agulha furar a casca da laranja e colocar os 4 fios. Após isto, eu decorei a casca ao meu gosto. Por fim, eu coloquei a comida de pássaro dentro e pendurei-o no exterior. Ao longo da experiência foram-me tirando fotografias para registo. Infelizmente, eu não consegui ver nenhuma ave no comedouro, apesar de haver muitas aves em redor da minha casa. Eu vou continuar com a observação.