As Aves da Minha Escola – Trabalhos 2020

Escola Básica de Rates (Póvoa de Varzim)

Atividade 1 - Atrair as aves: comedouros e bebedouros

Ano de Escolaridade:

N.º de Participantes:

Registo Fotográfico:

Breve descrição de como foi feita a planificação, desenvolvimento e construção do comedouro/bebedouro:
1- Em primeiro lugar, cortei uma laranja ao meio, retirei toda a polpa e deixei a casca a secar ao sol. De seguida, cortei um fio de lã em quatro pedaços do mesmo comprimento e com a ajuda de uma agulha, fiz quatro pequenos furos, onde coloquei os fios de lã. Por fim, uni os fios com um nó, prendi-os na árvore e coloquei a comida de pássaros.
Fiz o mesmo processo, mas com o recipiente de um iogurte para a formação do bebedouro.
2- Com ajuda de uma tesoura, recortei a base de um garrafão de detergente. De seguida, com um pouco de fita-cola dupla, colei a base de forma a ficar segura, nos ramos da árvore. Por fim, coloquei água.
3- Primeiro, colei quatro pequenas tábuas de madeira, de modo a formar uma espécie de cubo. Numa delas fiz um pequeno buraco e colei um pau, de maneira a que os pássaros possam pousar e entrar na gaiola. Na base, coloquei uma rede, de maneira a que os restos de comida (colocada no interior numa tampa de frasco) e sujidade caiam. Para o telhado, que funciona como porta, utilizei uma folha de zinco.
4- Coloquei, no topo de um ferro, a base de um recipiente de detergente com comida. Depois, recortei um pequeno retângulo numa garrafa de água, de maneira a que a água lá depositada não caísse. Prendi com a ajuda de um elástico e de um arame a garrafa ao ferro e coloquei um pouco abaixo do comedouro.