As Aves da Minha Escola – Trabalhos 2020

Escola Secundária da Baixa da Banheira (Moita)

Atividade 1 - Atrair as aves: comedouros e bebedouros

Ano de Escolaridade:

N.º de Participantes:

Registo Fotográfico:

Breve descrição de como foi feita a planificação, desenvolvimento e construção do comedouro/bebedouro:
Na nossa escola esta atividade realizou-se em 2 fases. Uma primeira fase onde foi desenvolvido um trabalho em tempo de aulas presenciais e a segunda fase após interrupção das aulas presenciais, onde os alunos deram continuidade ao trabalho em suas casas.
Na primeira fase foi feita a planificação dos trabalhos. Os alunos a realizarem uma pesquisa na internet sobre como construir comedouros e bebedouros. Foram selecionados alguns e escolhidos os materiais a utilizar.
Uma aluna sugeriu a construção do tipo dos comedouros orgânicos ( laranjas) mas com copos de iogurte. Com os copos e fios de lã foram construídos os comedouros e colocados em árvores no recinto escolar. Outro grupo de alunos tinha recolhido garrafões de plástico de detergentes para construir outros comedouros, que não chegaram a ser concluídos.
Na segunda fase, os alunos envolvidos no projeto foram contactados, no sentido de saber a sua disponibilidade para concluir os projetos em casa. Houve uma boa adesão. No entanto, alguns dos comedouros construídos não foram colocados visto a maioria dos nossos alunos viver em apartamentos, e não ter comida própria para aves em casa. A estes alunos foi sugerido guardarem os comedouros e bebedouros e no início do próximo ano iremos dar continuidade ao projeto colocando esses comedouros no recinto escolar. Os alunos que concluíram o projeto enviaram as fotos e foram selecionadas três.