As Aves da Minha Escola – Trabalhos 2020

Escola EB 2,3 da Freixianda (Ourém)

Atividade 2 - Conhecer as aves: observação

Ano de Escolaridade:
8º ano

N.º de Participantes:

Ficha das espécies observadas:

Breve descrição de como decorreu o trabalho de observação e/ou a investigação das espécies:
Depois das aulas presenciais terem sido suspensas e no âmbito da disciplina de Ciências Naturais, os alunos realizaram atividades de observação e de registo de aves desde as suas casas. Não foi solicitado aos alunos que fotografassem ou filmassem as aves (considerando as limitações de equipamento fotográfico da maioria dos alunos). No entanto, muitos alunos fotografaram ou filmaram aves com os seus telemóveis, resultando em registos muito interessantes Os alunos conseguiram identificar as aves que observaram sozinhos ou com a ajuda da docente da disciplina. Posteriormente, cada aluno escolheu uma espécie entre todas as observadas e elaborou uma ficha/documento informativo sobre essa espécie. Os alunos mostraram-se muito interessados nestas atividades; aprenderam a reconhecer e a valorizar espécies de aves que desconheciam e desenvolveram um novo interesse pela observação e conservação da natureza.