As Aves da Minha Escola – Trabalhos 2020

Escola EB 2,3 da Freixianda (Ourém)

Atividade 1 - Atrair as aves: comedouros e bebedouros

Ano de Escolaridade:
8º ano

N.º de Participantes:

Registo Fotográfico:

Breve descrição de como foi feita a planificação, desenvolvimento e construção do comedouro/bebedouro:
A atividade desenvolveu-se em aulas da disciplina de Ciências Naturais do 8º ano em articulação com o Clube Eco-Escolas. O trabalho iniciou-se com a elaboração pelos alunos de comedouros para aves, seguindo as sugestões da SPEA ("Comedouros para aves: Construção e Manutenção"), disponíveis em documento anexo à página do projeto “As aves da minha escola” (Eco-Escolas). Os alunos trouxeram todos os materias necessários para elaborar os comedouros, assim como o alimento para as aves (vários tipos de sementes). Depois de construídos, os comedouros foram colocados pelos alunos em áreas sossegadas do recinto escolar e também em árvores. Verificou-se que o alimento não desapareceu de forma evidente dos comedouros, o que poderá dever-se ao facto das aves mais abundantes no recinto escolar preferirem alimentar-se no solo. O que confirmamos, pois, as sementes colocadas no chão, no pátio da escola, desapareciam todas (embora as aves preferiam alimentar-se na ausência de alunos no pátio). Os alunos observaram várias espécies de aves na escola, mas não a alimentar-se nos comedouros. Pretendíamos continuar a atividade e pensamos em colocar comedouros noutras áreas no exterior da escola, mas, entretanto, as aulas presenciais foram suspensas. Como é evidente nas fotografias (em anexo), os alunos gostaram bastante da atividade e alguns mostraram desejo de ter comedouros nas suas casas.