As Aves da Minha Escola – Trabalhos 2020

Jardim de Infância de Ribamar (Mafra)

Atividade 1 - Atrair as aves: comedouros e bebedouros

Ano de Escolaridade:
Pré-escolar

N.º de Participantes:

Registo Fotográfico:

Breve descrição de como foi feita a planificação, desenvolvimento e construção do comedouro/bebedouro:
1ª fase – Já no decorrer do terceiro período e em fase de confinamento e escolas a funcionar à distância, via online foi lançado o projeto às famílias.
Inicialmente num encontro virtual via Zoom a partir de uma história sobre aves procurou-se despertar o interesse das crianças para as aves e sua observação, a partir daí foram desafiados a, em família, usando materiais reciclados/reutilizados preferencialmente naturais construírem um comedouro e/ou bebedouro.
Foi sugerido que após a construção, colocassem o comedouro num local em redor das suas casas e que o fossem observando diariamente para verificar se ele era visitado e quais seus visitantes
2º fase - Pai, mãe e dois filhos (a Amélia e o seu mano de 2 anos) reuniram-se e combinaram que materiais iriam utilizar para a construção. Decidiram que o comedouro deveria ter também uma casinha abrigo para os passarinhos se sentirem mais protegidos. Definiram em traços gerais verbalmente como seria a construção e quais as tarefas de cada um. Reuniram os materiais de acordo com desperdícios que tinham em casa . O pai fez os furos para a janela e para colocar os suportes para os passarinhos pousarem, na caixa e ajudou a Amélia a colar a rolhas de cortiça para fazer o telhado, tendo depois colado o telhado na caixa. A Amélia colocou as canetas a fazer os apoios para os passarinhos pousarem e pintou com a ajuda do mano a casa de madeira. Finalmente a Amélia colocou a água e as sementes na base da casinha e o pai afixou a casa numa árvore do seu quintal. A mãe fotografou e fez a composição dos slides descritivos.