As Aves da Minha Escola – Trabalhos 2020

Escola EB 2,3 José Afonso (Moita)

Atividade 1 - Atrair as aves: comedouros e bebedouros

Ano de Escolaridade:
7º e 8º anos

N.º de Participantes:

Registo Fotográfico:

Breve descrição de como foi feita a planificação, desenvolvimento e construção do comedouro/bebedouro:
A planificação da atividade foi primeiro efetuada pelas professoras, que criaram um ppt. Este Power Pont foi usado para motivar os alunos para o desafio "Vamos Construir Comedouros para Aves". Este PPT foi crido com o proposito de dar a conhecer o significado de precycling, downcycling ou upcycling, dados varios exemplos de upcycling, colar utilizando um garfo, cestas construídas com revistas entre outros. Ainda neste PPT foi apresentado o desafio: O desafio que te propomos é participar no Projeto As Aves da Minha Escola. Para isso só tens de construir um comedouro para aves utilizando material reciclável (Upcycling).É muito fácil! A seguir vamos mostrar algumas propostas para te inspirares.
As professora de Educação para a Cidadania e Desenvolvimento fizeram ainda um guião onde eram fornecidos 2 modelos de construção de comedouros, além informações sobre a respetiva manutenção e também algumas sugestões para a alimentação das aves, também foi disponibilizado um link com informação sobre alimentos que podemos dar às aves, http://www.springalive.net/pt-pt/springalive/feeding-birds-25.
O comedouro vencedor, planificou e desenvolveu a atividade, assim:
Utilizou um pacote tetra pack de 1 litro, previamente limpo e seco, sem desmontar, desenhou de num dos lados do pacote, uma janela, cortou com o auxílio de um x-ato pelo tracejado, destacando a parte inferior e dobrando a parte superior para fazer uma pequena aba, de forma a proteger o interior da chuva. Depois foi pintado o pacote e embelezado recorrendo a vários tipos de materiais , mas tendo o cuidado de integrar com a natureza.