As Aves da Minha Escola – Trabalhos 2020

Escola EB 2,3 João de Meira (Guimarães)

Atividade 1 - Atrair as aves: comedouros e bebedouros

Ano de Escolaridade:
5.ºano

N.º de Participantes:

Registo Fotográfico:

Breve descrição de como foi feita a planificação, desenvolvimento e construção do comedouro/bebedouro:
Na disciplina de Ciências Naturais estamos a realizar algumas experiências que nos ajudam a compreender melhor a matéria que nos é dada e a perceber o que nos rodeia no meio ambiente. Para melhor entender as ideias fiz uma experiência.
O problema que se colocou foi:Como fazer um comedouro/bebedouro (utilizando materiais reciclados), para sabermos quais são as aves nos rodeiam?
Procedimento:
Em primeiro lugar fiz um desenho de como ia construir o comedouro com as embalagens do leite. Esta experiência teve início no dia 11.05.2020.
Materiais que usei:
5- Fiz o furo e coloquei o arame;
6- Coloquei a água e a comida;
7- Pendurei na árvore.
Descrição: Um pacote de leite é a base da estrutura. Nas margens inferiores centrais, de dois dos lados, abri dois orifícios com 4x3 cm (vão servir para a saída da comida, do depósito para os tabuleiros).
Cortei dois pacotes de leite pela margem superior (parte da tampa), com 5 cm de altura, tal como na base estes dois tabuleiros (comedouros) foram furados na margem inferior central com a mesma medida, 4x3 cm.Cortei mais dois pacotes de leite pela margem superior (parte da tampa), com 5 cm de altura. Estes dois tabuleiros (bebedouros) não foram furados.
Depois de todos os pacotes cortados, passei para a fase da colagem. Colei primeiro os comedouros que ficaram unidos à estrutura inicial pelas portinhas por onde vai sair a comida. De seguida nas laterais colei os bebedouros.Por fim furei na parte superior e coloquei um arame para pendurar na árvore.
Usei em todos os pacotes a parte superior (as tampas) porque é fácil para fazer a limpeza da estrutura; tiro as tampas e sai tanto a comida como a água.
Neste caso tiro a tampa da estrutura, coloco a comida que sai pelos orifícios que abri na base e sai diretamente para os dois comedouros.
Observação:Consigo ver pássaros nas redondezas, já vi melros, pardais e rolas, mas ainda não consegui ver nenhum na estrutura que fiz, embora na comida consiga ver a patinhas.
Conclusão:Concluso que o meio envolvente tem condições favoráveis para estas aves, talvez com mais tempo consiga que alguma faça um ninho nesta oliveira.
Para terminar registo que foi uma atividade divertida e fácil de fazer. Vou aguardar que as aves fiquem para eu poder registar mais para a frente que fizeram ninho e reproduziram. Vamos aguardar!