As Aves da Minha Escola – Trabalhos 2020

Escola Básica e Secundária de Ourém (Ourém)

Atividade 2 - Conhecer as aves: observação

Ano de Escolaridade:

N.º de Participantes:

Ficha das espécies observadas:

Breve descrição de como decorreu o trabalho de observação e/ou a investigação das espécies:
No 3º período, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais e em articulação com o projeto Eco-Escolas, os alunos realizaram atividades de observação e de registo de aves desde as suas casas. Alguns alunos fotografaram e filmaram as aves que observaram, utilizando os seus telemóveis ou, mais raramente, câmaras fotográficas, produzindo nalguns casos imagens de rara beleza.Os alunos conseguiram identificar as aves que observaram sozinhos ou com a ajuda da docente da disciplina. Posteriormente, cada aluno escolheu uma espécie de ave entre todas as observadas e elaborou uma ficha informativa sobre essa espécie. Os alunos mostraram-se muito interessados nestas atividades; aprenderam a identificar e a valorizar as aves, ficaram também surpreendidos com algumas das espécies que habitam na redondeza das suas casas e desenvolveram um novo gosto pela observação de aves e pela conservação da natureza.