As Aves da Minha Escola – Trabalhos 2020

Escola Básica e Secundária de Ourém (Ourém)

Atividade 1 - Atrair as aves: comedouros e bebedouros

Ano de Escolaridade:

N.º de Participantes:

Registo Fotográfico:

Breve descrição de como foi feita a planificação, desenvolvimento e construção do comedouro/bebedouro:
A atividade foi desenvolvida na disciplina de Ciências Naturais do 8º ano, em articulação com o projeto Eco-Escolas. Os alunos elaboraram comedouros e bebedouros para aves, com base no documento “Comedouros para aves: Construção e Manutenção" da SPEA, disponível na página do projeto “As aves da minha escola”. Alguns alunos pesquisaram também na internet ideias de comedouros para aves, que utilizaram para construir comedouros mais elaborados e artísticos. Os materiais necessários à elaboração dos comedouros e o alimento (sementes) para as aves foram trazidos pelos alunos. Depois de construídos, os comedouros e bebedouros foram colocados pelos alunos em árvores e junto à vedação, em áreas mais sossegadas do perímetro da escola. As sementes não desapareceram dos comedouros como pretendido, o que poderá dever-se ao facto das aves granívoras mais abundantes no recinto escolar preferirem alimentar-se no solo e outras aves observadas serem insetívoras. Como as aves não utilizaram os comedouros e alguns alunos irrequietos não guardaram o silêncio necessário, a observação direta das aves não foi facilitada. Mas os alunos puderam ver e ouvir muitos pássaros e outras aves na proximidade da escola. Como a escola está localizada junto à Mata Municipal de Ourém, consideramos colocar comedouros na área desta mata, onde a diversidade de espécies é maior, mas a suspensão das aulas impediu que concretizássemos esta ideia. Apesar de não ter sido possível continuar a atividade na escola, realçamos o facto dos alunos terem gostado bastante de elaborar e colocar os comedouros para as aves. Alguns alunos elaboraram também comedouros para colocar junto às suas casas.