As Aves da Minha Escola – Trabalhos 2020

Escola EB Sebastião da Gama (Escola Sede do Agrupamento) (Estremoz)

Atividade 1 - Atrair as aves: comedouros e bebedouros

Ano de Escolaridade:
4º Ano

N.º de Participantes:

Registo Fotográfico:

Breve descrição de como foi feita a planificação, desenvolvimento e construção do comedouro/bebedouro:
Nome do Projeto: As aves que me rodeiam. Construção de comedouros
Nome da Aluna: Isabel Catarino Clímaco
Agrupamento de Escolas de Estremoz- Escola Básica do Caldeiro
Turma A
Ano de Escolaridade: 4º
Idade: 9 anos
Na planificação deste trabalho tive a preocupação de o fazer recorrendo a materiais naturais, biodegradáveis e que fizessem parte das rotinas da minha casa.
No dia em que a minha mãe ia fazer a sopa com a abóbora da horta da minha avó tive a ideia de aproveitar a casca para fazer um comedouro e um bebedouro partindo a abóbora ao meio.
Pedi à minha mãe para abrir a abóbora em duas partes, na horizontal, com a faca.
Depois, retirei as sementes e com a ajuda de uma colher retirei todo o interior da abóbora, guardando-o para as sopas. As sementes foram guardadas para voltar a semear.
No passo seguinte, pedi à minha mãe para fazer quatro furos, um em cada canto, em cada metade da abóbora.
Cortei oito pedaços de lã, quatro para cada metade, dei um nó na ponta e com a ajuda de um palito enfiei -o em cada buraco. Juntei os quatro pedaços de lã e dei um nó de forma a equilibrar a casca da abóbora.
Numa casca deitei comida para pássaros e enchi a outra de água.
Coloquei o comedouro e o bebedouro na laranjeira do meu quintal para que diariamente possa abastecer de água e comida.
Quando as cascas da abóbora já não estiverem em condições destas funções, irei retirá-las e deitá-las no lixo orgânico que recolhemos em casa que depois é levado para a compostagem no monte da minha avó. Guardarei os fios de lã para futuros trabalhos.