As Aves da Minha Escola – Trabalhos 2020

Escola Básica São João de Deus (Montemor-o-Novo)

Atividade 1 - Atrair as aves: comedouros e bebedouros

Ano de Escolaridade:

N.º de Participantes:

Registo Fotográfico:

Breve descrição de como foi feita a planificação, desenvolvimento e construção do comedouro/bebedouro:
Apesar de vivermos uma situação excecional com a mova modalidade de ensino à distância, os alunos do 6ºano da Escola Básica S. João de Deus de Montemor-o-Novo, na disciplina de Educação Tecnológica, trabalharam o tema proposto e com o apoio da professora Ana Rosa Bravo.
A escola estava inscrita no concurso “Aves da minha Escola/Aves que me rodeiam” e tínhamos de dar continuidade ao projeto, pelo que foi apresentado na tarefa da semana – Construir um bebedouro e/ou comedouro para aves com recurso a materiais reutilizáveis.
Todos os alunos construíram o seu bebedouro/comedouro, mas foi escolhido o do aluno que construiu um bebedouro com materiais reutilizáveis, associando a função estética ao funcional, em que de acordo com o mecanismo apresentado a água está num reservatório pintado de preto para que a água não aqueça muito e não fique verde, ou seja esteja sempre em perfeitas condições para consumo.
Este bebedouro está preparado para a ave ir beber água num recipiente adequado ao seu tamanho mas como não era possível estar sempre junto bebedouro, o aluno resolveu o problema criando um mecanismo com tubos para que o reservatório vá enchendo o recipiente. O objetivo é que fornecimento de água não falte e a ave possa sempre beber água fresca e limpa quando quiser.
Contudo e porque todos merecem um grande louvor pelo trabalho desenvolvido à distância e sendo esta disciplina, uma disciplina prática mais difícil é o apoio prestado, vamos incluir mais trabalhos de alunos que merecem igualmente ser apresentados em representação da nossa escola.