As Aves da Minha Escola – Trabalhos 2020

Escola Básica da Gafanha da Nazaré (Ílhavo)

Atividade 1 - Atrair as aves: comedouros e bebedouros

Ano de Escolaridade:
5º e 6º ano - clube Eco-Escolas/Clube Comunicarte

N.º de Participantes:
10

Registo Fotográfico:

Breve descrição de como foi feita a planificação, desenvolvimento e construção do comedouro/bebedouro:
Ao longo dos anos recolhemos inúmeros resíduos e armazenamos os mesmos para quando houver necessidade de os usar, na nossa sala de aula (de Educação Visual e de Educação Tecnológica).
No fim do outono decidimos criar comedouros/bebedouros para pássaros para substituir alguns que foram realizados em anos anteriores e já estavam danificados. Em conjunto, (professoras e alunas) analisamos os resíduos disponíveis e selecionamos tampas de embalagens que servem para transportar comida, garrafa de plástico e palhinhas (recolhidas na Praia da Barra) aquando das ações de limpeza neste local. Também o fio e a peça que o sustenta e o prende à árvore foi recolhido na praia.
Todos deram o seu contributo com ideias e pesquisamos na internet soluções criadas por outros.
Decidimos por esta espécie de comedouro/bebedouro em "beliche".
Colocamos nas árvores de maior porte da escola.
De tempos a tempos, as sementes e a água eram repostas nos devidos recipientes.
Antes do confinamento pelo COVID 19 começamos a secar cascas de laranja, e de pêra abacate, para fazer comedouros inspirados naqueles que o Eco-Escolas sugeriu. Chegamos à conclusão que a casca da pêra abacate quando seca é um excelente recipiente, porque endurece, mantendo a sua forma. Não tivemos tempo de concluir estes recipientes. Também uma aluna recolheu cascas de côco para o mesmo efeito.
As outras fases do projeto "As aves da minha escola" não foram levadas a cabo. Ainda que as aves que mais se avistam na escola são: pardais, melros e gaivotas (pela proximidade ao Oceano).