As Aves da Minha Escola – Trabalhos 2020

Escola Básica de Ribeira de Neiva (Vila Verde)

Atividade 1 - Atrair as aves: comedouros e bebedouros

Ano de Escolaridade:
5.º ano

N.º de Participantes:

Registo Fotográfico:

Breve descrição de como foi feita a planificação, desenvolvimento e construção do comedouro/bebedouro:
A temática da biodiversidade das aves foi trabalhada nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento. Aí investigaram sobre as diferentes espécies, a sazonalidade e regime alimentar.
A escola encontra-se localizada em ambiente rural onde a água corrente e o alimento para as aves é ainda abundante, pelo que a atratividade de aves granívoras para o espaço escolar é mais difícil e ocorre principalmente na primavera verão, pois são maioritariamente migratórias.
Então, e de forma a envolver as famílias e combater a captura de aves canoras, fez-se apelo à criatividade das mesmas e lançou-se um concurso de comedouros, onde cada aluno construiu um comedouro com a participação da sua família.
As fotos do comedouro vencedor são as possíveis, pois o trabalho foi desenvolvido em casa.
Materiais utilizados / Utilidade dos mesmos
• Garrafa de coca-cola (Recipiente para o alimento das aves)
• Prato plástico (Base para os alimentos)
• Tubos plásticos de electricista (Saída alimentos)