As Aves da Minha Escola – Trabalhos 2020

Escola Básica do Alto dos Moinhos (Sintra)

Atividade 2 - Conhecer as aves: observação

Ano de Escolaridade:
2.º e 3.º Ciclo

N.º de Participantes:

Ficha das espécies observadas:

Ficha de monitorização do comedouro/bebedouro:

Breve descrição de como decorreu o trabalho de observação e/ou a investigação das espécies:
Para dar a conhecer as aves aos alunos recorremos às informações disponibilizadas através dos links para acesso aos recursos constam na página web do projeto, sobretudo o "Guia Ilustrado de 25 Aves de Lisboa" e o portal avesdeportugal.pt. Entre os docentes da equipa coordenadora também foi possível disponibilizar um guia de campo (Aves de Portugal e da Europa da FAPAS) e um par de binóculos. Desta forma, decorreram com periodicidade semanal, períodos de manutenção do comedouro (limpeza e reposição de alimento) e de observação de aves seguidos por momentos de reflexão e de preenchimento da Ficha de Monitorização. Estas tarefas foram atribuídas aos alunos da “Brigada das Aves” de acordo com uma escala elaborada para o período considerado. Com esta metodologia conseguiram-se efetuar registos de quase todas as semanas desde que esta atividade começou a ser implementada. De forma complementar, foi solicitado aos alunos que selecionassem uma das espécies de aves para procederem à elaboração da Ficha de Espécie tendo por base o portal avesdeportugal.pt. Com exceção da ficha sobre o melro-preto, as restantes foram elaboradas durante o confinamento. Em todas elas, os alunos recorreram a fotografias obtidas por eles ou por familiares.