As Aves da Minha Escola – Trabalhos 2020

Escola Básica do Alto dos Moinhos (Sintra)

Atividade 1 - Atrair as aves: comedouros e bebedouros

Ano de Escolaridade:
2.º e 3.º Ciclo

N.º de Participantes:

Registo Fotográfico:

Breve descrição de como foi feita a planificação, desenvolvimento e construção do comedouro/bebedouro:
A partir dos guiões de apoio ao projeto dedicamos algumas sessões em grupo nas quais pudemos aprender a construir comedouros com embalagens "tetra-pack" e bebedouros a partir de garrafas e garrafões de água (infelizmente não temos imagens da construção dos mesmos). Estes novos comedouros foram levados pelos alunos para casa de modo a instalarem-nos nos espaços de ar livre das suas casas com o objetivo de criarem oportunidades de interagir com as aves que vivem ao seu redor. Com o confinamento, esta opção revelou-se ainda mais positiva e vários alunos (e as suas famílias) assumiram a liderança deste processo criando outros comedouros e bebedouros.
No entanto, dado tratar-se de um projeto que consideramos estratégico no âmbito das nossas ações de educação ambiental, também houve, desde o primeiro momento, a intenção de instalarmos estruturas mais perenes no recinto escolar. Por um lado, estaremos a promover junto da comunidade escolar, as atitudes pró-ativas no sentido da valorização da biodiversidade e das práticas agrícolas sustentáveis (co-relacionada com a agricultura biológica da Horta-Escolar). Por outro, também permitirá atrair de forma mais permanente, várias das aves que habitam de forma fortuita o nosso recinto escolar, criando-lhes condições propícias à obtenção de alimento, água e refúgio. Daí, termos adquirido um comedouro e duas casas-ninho que se juntaram a uma outra que foi recuperada. Os alunos participaram em todas as etapas de montagem e instalação nas árvores localizadas junto do talhão onde se encontra a Horta Escolar.