As Aves da Minha Escola – Trabalhos 2020

Escola Básica de Saboia nº1 (Odemira)

Atividade 1 - Atrair as aves: comedouros e bebedouros

Ano de Escolaridade:
6.º ano

N.º de Participantes:

Registo Fotográfico:

Breve descrição de como foi feita a planificação, desenvolvimento e construção do comedouro/bebedouro:
Memória descritiva: “As aves que me rodeiam” – Atividade 1
O desenvolvimento da atividade foi realizada pelos alunos da turma do 6.º ano, em pleno estado de emergência em que o país atravessou recentemente e ainda continua, a ficar em casa. O trabalho foi solicitado no plano semanal pela docente de Ciências Naturais, assim e privilegiando a localização geográfica do meio envolvente, com paisagem essencialmente serrana, em que a perpetuação da espécie vegetal depende essencialmente da polinização de flores e dispersão de frutos e sementes, favorecendo a diversidade da avifauna e atendendo que o meio rural campestre proporciona a incrementação deste tipo de atividades, na qual os alunos aderiram muito bem, alguns optaram por contruírem o comedouro, em material reutilizado, caixas em tetra-Pack e pedaços de madeira, e outros com materiais orgânicos. Foi sugerido a colocação de bebedouros junto aos comedouros, cada aluno iria colocar água e comida nos recipientes pendurados nas árvores do quintal bem como fazer a respetiva manutenção semanal.