As Aves da Minha Escola – Trabalhos 2020

Escola Sec. Francisco Franco (Funchal)

Atividade 1 - Atrair as aves: comedouros e bebedouros

Ano de Escolaridade:
12.º

N.º de Participantes:

Registo Fotográfico:

Breve descrição de como foi feita a planificação, desenvolvimento e construção do comedouro/bebedouro:
O Projeto foi coordenado por mim, Prof.ª Vera Andrade, no âmbito do Eco-Escolas e da disciplina de Geografia C , com as turmas 12.º 14 e 12.º 19.
O desenvolvimento deste trabalho obedeceu às seguintes fases:
1- Apresentação do projeto a ambas as turmas;
2- Pesquisa e realização de trabalhos de grupo sobre as principais aves que povoam a RAM e sua importância para a preservação e riqueza ambiental;
3 - Consulta dos planos e regulamento, no site do Eco-Escolas, para a planificação e realização dos comedouros;
4 - Elaboração de comedouros;
5 - Escolha do trabalho vencedor.
Nota: as casas para pássaros foram feitas pelo aluno João Henrique ainda antes do confinamento, tendo como objetivo a sua colocação em duas árvores do jardim da escola no dia 20 de março , como forma de assinalar a Primavera e o Dia da Árvore. Mas, devido à Covid19, ainda não foi possível fazê-lo.
Quanto aos comedouros, a sua concretização só se deu já em fase de ensino à distância.
Não foram feitos ou utilizados bebedouros, dadas as recomendações das autoridades de saúde da RAM sobre o mosquito Aedes aegypti que se desenvolve em áreas de clima quente e húmido.Sendo as águas paradas um grande foco de desenvolvimento desta espécie.