As Aves da Minha Escola – Trabalhos 2020

Escola EB 2,3 de Arrifana (Santa Maria da Feira)

Atividade 1 - Atrair as aves: comedouros e bebedouros

Ano de Escolaridade:
5.º e 6.º anos de escolaridade.

N.º de Participantes:

Registo Fotográfico:

Breve descrição de como foi feita a planificação, desenvolvimento e construção do comedouro/bebedouro:
Este é um trabalho que vimos fazendo desde 2009 quando tivemos uma praga de lagartas processionárias do pinheiro. Tentamos assim atrair os predadores dessas lagartas, os chapins reais.
Para que o território seja agradável às aves tivemos de colocar comedouros e bebedouros que todos os Invernos e Outonos municiamos de água e comida para aves insectívoras e outras.
Todos os Invernos limpamos os ninhos e substituímos os mais apodrecidos por novos.
Todos os anos construímos ninhos novos sendo que, este ano tivemos o apoio da câmara municipal com madeiras para essa construção.
Para os alunos colocarem nos seus jardins e hortas fazemos comedouros e bebedouros reaproveitando garrafas, garrafões e embalagens tetrapack.
Os alunos são convidados a trazer os seu descartáveis (garrafões, garrafas, embalagens de sumo e de leite em tetrapack)
Para melhor camuflar os comedouros e bebedouros usamos folhas secas de árvores coladas nos mesmos..
Na nossa horta construímos uma charca com uma base de polivan que recuperamos de um sucateiro.
Nela reproduzem-se insetos aquáticos e bebem e banham-se muitas das nossas aves.