As Aves da Minha Escola – Trabalhos 2020

Escola EB 2,3 Dr. Acácio de Azevedo (Oliveira do Bairro)

Atividade 1 - Atrair as aves: comedouros e bebedouros

Ano de Escolaridade:
8ºano

N.º de Participantes:

Registo Fotográfico:

Breve descrição de como foi feita a planificação, desenvolvimento e construção do comedouro/bebedouro:
Após a apresentação dos novos projetos do Eco-Escolas aos alunos do 8º ano, por parte da professora de CN, e por parte da Prof. de Educação Especial, estes alunos, começaram por pesquisar o que mais atraía as aves.Ambos consideraram que o comedouro construído em madeira teria um ar mais acolhedor para as aves.Começaram por imaginar como seria a "casa" e fazer as respetivas medições e posteriormente, construção/ montagem. O desenvolvimento deste trabalho realizou-se, no seio familiar dos alunos e contou com a estrita colaboração dos pais e avô. Desta forma, foram vivenciadas pelos alunos experiências capazes de contribuir para o desenvolvimento de diversas áreas de competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, como a “Informação e comunicação”, o “Pensamento crítico e pensamento criativo”, a “Sensibilidade Estética e Artística”, entre outras. Para além de ajudar as aves, a construção de comedouros potencia a observação das espécies de aves e a responsabilização e envolvimento das pessoas na conservação das mesmas, sendo por isso uma boa ferramenta para a prática da Educação Ambiental.