De Geração para Gerações

Fruto de uma parceria entre a ERP Portugal e o Programa Eco-Escolas (ABAE), o projeto Geração Depositrão visa (in)formar as crianças e jovens e através deles a população em geral, acerca da importância do adequado encaminhamento dos Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE), pilhas e acumuladores.

Na 12ª edição da Geração Depositrão desafiam-se as escolas a realizarem atividades de sensibilização para a deposição correta dos REEE e pilhas em fim de vida, passando as escolas a funcionar como ponto de recolha na sua zona envolvente. As escolas poderão, ainda, participar num conjunto de desafios incluídos nas atividades criativas.

ATIVIDADE DE RECOLHA:

Nota: Já é possível solicitar a recolha de REEE e Pilhas. A 2ª fase da recolha está a funcionar e será prolongada, excecionalmente, até dia 30 de setembro, dados os constrangimentos motivados pela pandemia.

Recolha de todos os tipos de REEE (pequenos e grandes eletrodomésticos, equipamentos informáticos e lâmpadas) e pilhas/acumuladores.

Após a recolha, os resíduos são pesados no centro de consolidação e este peso é comunicado pela ERP Portugal no final de todas as fases de recolha (total de 2), a todas as escolas.

No caso de as escolas terem entidades geminadas, o peso recolhido nestas entidades é somado ao da escola respetiva.

Ex.:

• peso recolhido na escola = 100kg
  • peso recolhido na entidade geminada 1 = 500kg
  • peso recolhido na entidade geminada 2 = 600kg
  • peso total da escola a contabilizar para efeitos de concurso = 1200kg

A avaliação do desempenho das escolas nesta atividade apresenta 2 critérios – peso total e peso por aluno

ATIVIDADES CRIATIVAS:

As atividades criativas visam investigar, divulgar e sensibilizar, para a problemática dos resíduos elétricos e eletrónicos recorrendo aos desafios adequados aos diversos níveis etários.

1. Constrói o teu Depositrão para Pilhas (1º Escalão: jardim de infância e escolas de 1º ciclo; 2º Escalão: 2º e 3º ciclo e 3º Escalão: secundário, profissional e superior)
    Construção de um Depositrão para a recolha de pilhas, utilizando materiais provenientes de REEE e outros materiais reutilizados.
  2. Viagem de um Eletrodoméstico (Jardim de Infância e Escolas do 1º ciclo). Elaboração de uma história em imagens sobre a vida de um eletrodoméstico, desde o momento  momento em que se adquire até ao momento em que fica inutilizado.
  3. Eletrodomésticos e Pilhas em fim de Vida (1º Escalão: alunos do 2º e 3º ciclo; 2º Escalão: ensino Secundário, Profissional e Superior). Reportagem vídeo com duração máxima de 2 minutos, sobre REEE e Pilhas em fim de vida.
  • Apenas para o Ensino Superior: ERP Eco Sustainability Award – Criação de um protótipo de um depositrão

Divulgação na comunidade

mais informações sobre regulamento e prémios brevemente em geraçaodepositrao.abae.pt