Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2020

Escola EB 2,3 da Alapraia (Cascais)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco_Escolas_Eco-Trilho_Escola EB 2, 3 de Alapraia

Tipo de trilho: 2

Extensão do percurso aproximada:
20 quilómetros

Duração aproximada:

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
Fazendo um reconhecimento ecológico social da Alapraia à Praia das Avencas

Temas das Estações:
Igreja Matriz de Alcabideche; Quinta do Pisão; Pedra Amarela; Lagoa Azul

Autores:
Ana Luiza, Julciana Sá, Mariana Martins e Suzana Seydi

2 - Memória Descritiva

Memória Descritiva:
A motivação para este projeto partiu do facto de os projetos que estávamos a desenvolver ao longo do ano letivo como saídas de maré, a poluição marinha, a desflorestação entre outros foram interrompidos pelo COVID-19. Assim comecei a procurar formas de colmatar este problema. Quando recebi o vosso mail sobre os eco-trilhos pensei que seria uma forma de conhecermos a natureza no nosso conselho a partir de casa.São alunos do 8º ano de escolaridade, a principal disciplina envolvida é Ciências naturais. Também participaram os professores de educação física que desenvolveram atividades relacionadas com o tema assim como português, cidadania e de inglês. Como ao longo do ano desenvolvemos várias atividades no concelho, os alunos escolheram o percurso que mais interesse lhes despertou, ao nível do ambiente, social e cultural. Neste caso a turma tinha uma visita programada para ao Parque Natural Sintra Cascais, que não se concretizou.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso: