Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2020

Escola Básica Integrada de Santa Cruz da Trapa (São Pedro do Sul)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Escolas_Eco-Trilho_Santa Cruz da Trapa

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:
11 Km

Duração aproximada:

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
Trilho misto urbano e rural - Conhecer melhor a nossa terra.

Temas das Estações:
Estação 1: Calvário + Centro Cultural Casa do Povo - Tema social/comercial e cultural.
Estação 2: Igreja Matriz de Santa Cruz da Trapa + Solar dos Malafaias - Tema religioso, contemplação e lenda.
Estação 3: Capela de Sobrosa – Tema cultural, religioso e arquitetónico.
Estação 4: Poço azul – Tema ambiental/natureza e artístico (gravuras).
Estação 5: Ponte romana – Tema histórico.
Estação 6: Burgueta – Tema contemplação da natureza (fauna e flora).
Estação 7: Grito da Pedra – Tema arte e natureza em sintonia.
Estação 8: Bombeiros – Tema solidariedade e voluntariado.
Estação 9: Casa Félix – Tema saúde e bem-estar.
Estação 10: Caminho da Trapa e EBI de Santa Cruz da Trapa – Tema interação com a comunidade.

Autores:
Alunos do nono ano do Agrupamento de Escolas de Santa Cruz da Trapa.

2 - Memória Descritiva

Memória Descritiva:
O eco-trilho da EBI de Santa Cruz da Trapa foi criado no presente ano letivo, e tem como objetivo conciliar diversas áreas do saber, com um objetivo geral: conhecer mais sobre a nossa terra.
Os alunos do 9.º ano, juntamente com a DAC (Português, Expressão e Comunicação, Cidadania e Desenvolvimento, Geografia, História, Educação Visual, TIC e EMRC), o clube do ambiente e das artes, realizaram este trilho que é um misto de urbano com rural.
São 18 km a caminhar pelas ruas de Santa Cruz e arredores. Visitando o Calvário, a Casa do Povo e Biblioteca, a Igreja Matriz, o Solar dos Malafaias e descobrindo a vila em que o objetivo será interagir com a população. De seguida, ruma-se a Sobrosa, onde se pode desfrutar da natureza e contemplar do traçado das casas e da Capela de Nossa Senhora da Expetoração. O proposto é fazer uma pausa no largo e depois, seguir viagem até ao Poço Azul. Aí, poder-se-á desfrutar dos diversos sons da Natureza como o chilrear dos pássaros e o correr da água do rio Teixeira (o mais puro de Portugal). Prosseguindo, sobe-se em direção à Ponte Romana (onde se observam os campos cultivados e há interação com as pessoas locais). Continuando para a Burgueta, somos surpreendidos com um museu ao ar livre, com o círculo da vida – Grito da Pedra- de Custódio de Almeida (artista local) onde se sensibiliza os visitantes para um dos crimes mais hediondos da humanidade – a violência doméstica. Depois de tanta criatividade rumamos para o quartel dos Bombeiros Voluntários de Santa Cruz da Trapa. Aqui ficamos a saber como auxiliar em caso de acidente, assim como, sobre prevenção e combate a incêndios. Seguimos para a Casa Félix, onde repousamos, ganhando energia para o caminho da trapa. Ao longo deste caminho somos surpreendidos por casas feitas em cantaria, pela capela e mais abaixo pelo pelourinho, passamos em frente ao centro comercial e rumamos, cantando umas quadras até à nossa escola EBI de Santa Cruz da Trapa.
Os alunos, em geral, estiveram muito envolvidos em todas as atividades realizadas para a concretização do trilho, nomeadamente na procura de informação, na aquisição de fotografias dos locais e construção de quadras alusivas a cada estação/paragem.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso: