Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2020

Colégio Guadalupe (Seixal)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Escolas_Eco-Trilho_ColegioGuadalupe

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:
2km

Duração aproximada:
30min

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
Eco-trilho Mata dos Medos

Temas das Estações:
Estação 1) Entrada/Saída. A entrada é o início duma aventura incrível, com um estacionamento, e uma zona de picnics. Aqui pode-se encontrar flora como o Pinheiro-camarinhas e fauna como formigas e escaravelhos.
Estação 2): Ponte Norte Arriba Vista Norte da Arriba Fóssil. A Arriba Fóssil é uma área natural contígua onde abundam o pinheiro manso, a sabina-das-areias, o sanguinho-das-sebes, a Aroeira e os aromáticos rosmaninho e tomilho, é fabuloso, o que a natureza pode criar. Da vista norte da Arriba Fóssil é onde se vê a praia da Costa da Caparica e ao fundo podemos ver até Oeiras, do outro lado do rio Tejo.
Estação 3 : Vista sul da Arriba Fóssil com vista sobre a praia da Fonte da Telha.
Esta paisagem domina um comprimento de 13 km e uma área de 1570 héctares. Também é interessante que nos estratos geológicos de idade miocénica que establecem a Arriba Fóssil podem deparar-se vários fóssei, na maioria de organismos invertebrados marinhos, do mesmo modo que se pode deparar com um dente de um tubarão de 15 metros prehistórico extraordinário chamado megalodont, predominando os fósseis de bivalves, de gastrópodes e de equinodermes, também podem ser encontrados fósseis de vertebrados, essencialmente fósseis de dentes de peixes miocénicos.
Estação 4 : Ponto mais alto do Quebra-fogo (duna antiga com 2000 anos). É fascinante como esta duna tem 2000 anos, e mesmo assim lá habita uma diversidade de animais e plantas, por exemplo, raposas, coelhos javalis, cobras, ouriços cacheiros pinheiros mansos, e sabinas-das-areias.
Estação 5: Parte antiga da floresta. A Mata do Medos foi ordenada a ser semeada pelo rei D. João V no século XVIII, a fim de consertar as areias das dunas que avançavam em direção a terras agrícolas. Através da plantação de pinheiros mansos, pretendia-se criar uma camada de árvores que bloqueasse o avanço das dunas sobre as plantações.
Estação Final (e Início) É o fim de uma grande viagem onde podemos apreciar muita fauna e flora neste caminho maravilhoso cheio de surpresas. É muito triste deixar uma mata desta cheia de fauna e flora, que convida também a um novo início.

Autores:
Maria Nunes, Violeta Nascimento, Bruno Silva, Matias Araújo, Mary Sutherland, Maria Luisa Ramos, Rodrigo Cruz, com supervisão da Professora Cristina Greene (TIC)

2 - Memória Descritiva

Memória Descritiva:
A turma do 5.ºA do Colégio Guadalupe decidiu participar neste projeto porque foi incentivada pela sua professora. Coube aos alunos realizar este projeto.
Os alunos fizeram uma visita de estudo em novembro de 2019 para as disciplinas História, Geografia e Ciências Naturais, que estão relacionadas com este desafio.
A escolha da Mata dos Medos deveu-se à sua localização, ao conhecimento que os alunos têm sobre ela e às maravilhas que ela contém. Ao longo do trilho vais poder observar magníficos panoramas e uma diversidade enorme de plantas e animais.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: