Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2020

Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António (Vila Real de Santo António)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Escolas_Eco-Trilho_Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real Santo Antonio

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:

Duração aproximada:
30 a 45 minutos

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
Conhecer Vila Real de Santo António

Temas das Estações:
Conhecer Vila Real de Santo António
1- Centro Histórico
2- Porto de Recreio
3- Orientação Marítima
4- Espaço Cultural

Autores:
Professor de Educação Física e alunos do 1º ano e 2º anos de Técnicos de Cozinha/Pastelaria e Técnicos de Restaurante/Bar

2 - Memória Descritiva

Memória Descritiva:
Foi proposto aos professores da escola que abraçassem um projeto Eco-Escolas Eco Trilhos. O professor de educação física, Hélder Silva, prontamente se prontificou a aceitar este desafio.
Mostrou a proposta aos alunos e estes aderiram com entusiasmo, tentando aliar o exercício físico e exploração da natureza ao património cultural. O trabalho foi planificado e executado pelos alunos, nomeadamente nas questões relacionadas com o percurso a realizar de forma a passar pelos principais pontos de interesse da nossa cidade, tendo em particular atenção a zona ribeirinha que combina património edificado e uma paisagem de grande beleza natural na foz do rio Guadiana.
Vila Real de Santo António é uma cidade iluminista, a sua edificação resulta de um projeto feito a régua e esquadro, pelo que são os próprios edifícios e praça principal o acervo histórico desta localidade, por isso que melhor forma de o conhecer senão percorrendo-o a pé. As duas primeiras estações retratam a parte histórica. A terceira estação alia a história com a orientação dos barcos que entram e saem da nossa cidade. A última estação passa pela parte mais cultural da nossa cidade. Este projeto alicerça o curso de Turismo e Aventura que será uma realidade no próximo ano letivo e complementa o propósito do estilo de vida mediterrânico, projeto macro da nossa escola, aliando o exercício físico ao ensino da Dieta Mediterrânica.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: