Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2020

Escola Secundária Pinheiro e Rosa (Faro)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Escolas_Eco_Trilho_(Escola Secundária de Pinheiro e Rosa)

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:
20 Km

Duração aproximada:

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
Bike me vai ao Ludo

Temas das Estações:
- À sombra de uma árvore;
- Sal aos montes;
- Plantas halófitas;
- Observatório de aves
- O encontro da ria com o mar;
- Flamingos.

Autores:
Equipa Bike Me

2 - Memória Descritiva

Memória Descritiva:
Este projeto foi realizado no âmbito do Projeto Bike Me, cujo principal objetivo é promover o uso regular da bicicleta na comunidade escolar, e intitulou-se "Bike Me vai ao Ludo". O Ludo é um local pertencente à Ria Formosa, situado junto à praia de Faro, de elevado interesse natural, ambiental e paisagístico. É constituído por zonas de salinas, áreas lacustres, sapais e de caniçal, onde se concentram diversas espécies vegetais e animais (especialmente aves) devido às características quase únicas do seu habitat.
A atividade "Bike Me vai ao Ludo", decorreu no dia 1 de fevereiro de 2020, foi organizada pela Escola Secundária de Pinheiro e Rosa, nomeadamente pelos elementos do projeto, e teve o apoio de algumas entidades externas. O percurso de 21Km, aberto a toda a comunidade farense, foi realizado de bicicleta e teve inicio e fim no campus de Gambelas, da Universidade do Algarve. Contou com um conjunto de paragens, onde os participantes foram brindados com diversas atividades desportivas, lúdicas, culturais e científicas. Todas as atividades foram organizadas por professores e alunos, do 10º ao 12º ano de escolaridade da ESPR, estando envolvidas disciplinas e áreas não disciplinares como a educação física, a música, o teatro, a dança, a biologia e a geologia, a cidadania e desenvolvimento, entre outras.
Após a atividade, os participantes tiveram direito a uma sopa e a uma laranja, tendo-se seguido um momento de confraternização e de partilha.

3 - Elementos Opcionais

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: