Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2020

Escola Básica e Secundária de Canelas (Vila Nova de Gaia)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Escolas_Eco-Trilho_[Escola-Básica-e-Secundária-de-Canelas]

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:
3800 metros

Duração aproximada:

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
Canelas e a serra de Negrelos: trilhos de Cultura e Natureza

Temas das Estações:
As estações agrupam-se em cinco temas: património cultural (Coreto Paroquial de Canelas; Igreja Matriz de Canelas; Monumento ao Pedreiro); agricultura (Práticas agrícolas; Muro em pasta; Muro com aqueduto); recursos hídricos e vegetação (Ribeira de Canelas; Sobreiro; Plantas invasoras; Loureiro); espaços públicos (Jardim de S. João Batista; Tanque público) e paisagem (Capela Senhor do Calvário).

Autores:
Bruna Silva
Cátia Oliveira
Daniela Teixeira
Jéssica Costa
Pedro Freitas
Tânia Ribeiro
Teresa Gonçalves

2 - Memória Descritiva

Memória Descritiva:
A participação no projeto Eco-Trilhos relacionou-se, em primeiro lugar, com os conteúdos programáticos da disciplina de Geografia (relevo e clima). Outra motivação muito importante, foi a preparação da mobilidade no âmbito do projeto Erasmus+ “Let me Show You Around”, que envolve, além de Portugal, a Estónia, a Letónia, Grécia e Itália. Aquando da visita dos parceiros do projeto a Portugal, uma das atividades a realizar será o Eco-Trilho.
Neste projeto, estiveram envolvidos os alunos da turma do 10.º ano do Curso Profissional de Técnico de Turismo e as disciplinas de Geografia, Matemática, Inglês, História e Português.
Os alunos estiveram envolvidos na escolha do percurso, do qual foi feito um esboço em sala de aula, através da projeção da aplicação Wikiloc, que foi ajustado no terreno, em três saídas exploratórias, tendo em consideração os objetivos do projeto. Foram realizadas saídas com alunos e professores e também uma saída apenas com professores. Estas tiveram a colaboração de dois docentes que não lecionam nesta turma.
Estas saídas permitiram-nos selecionar um conjunto de vinte pontos de interesse dos quais, posteriormente, selecionamos catorze, e fotografar/filmar os aspetos que pretendíamos salientar.
De seguida, o percurso definitivo foi traçado manualmente no Wikiloc, em sala de aula, de forma a evitar as distorções que surgiram em certos pontos do percurso, em que o trilho na aplicação se afastou um pouco do trilho real.
Cada aluno pesquisou informações relativas a duas estações e redigiu os respetivos textos, preenchendo a ficha de atividade referente a cada ponto de interesse. Estas informações foram revistas em sessões síncronas através do Google Meet, com as professoras de Geografia (Coordenadora Eco-Escolas), de Matemática (Coordenadora do Projeto Erasmus+) e de Inglês. Após a revisão, as informações e as fotografias foram inseridas na aplicação Wikiloc. Nestas sessões, foi também elaborado o projeto do folheto e a sua posterior concretização.
No início do próximo ano letivo, na disciplina de Inglês, os alunos vão traduzir as informações das Estações, para que possam ser compreendidas pelos parceiros Erasmus. Tanto o percurso como o folheto serão copiados para um novo ficheiro e todo o texto será substituído.
Foi decidido realizar o Eco-Trilho na vila de Canelas, onde se localiza a nossa escola, promovendo a divulgação de alguns aspetos culturais e naturais do território.
A serra de Negrelos, vulgarmente conhecida por serra de Canelas é um espaço de enorme relevância, ligada a atividades importantes para a população, como foi o caso da exploração de granito, da agricultura e, mais recentemente, das atividades de lazer, como as caminhadas e os trails.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: