Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2020

Externato de S. José (Lisboa)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Escolas Eco-Trilho ExternatoSãoJosé.gpx

Tipo de trilho: 2

Extensão do percurso aproximada:
cerca de 1000m

Duração aproximada:

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
Parque Urbano dos Moinhos de Santana

Temas das Estações:
Ambiente, História, Cultura e Património

Autores:
Alunos do 7º ano

2 - Memória Descritiva

Memória Descritiva:
Memória descritiva – Eco-Roteiro “Parque Urbano dos Moinhos de Santana” - Externato de São José
O desenvolvimento deste projeto surgiu no âmbito do convite efetuado pela Câmara Municipal de Lisboa para a participação no concurso escolar “O meu roteiro é verde”. Ao tomar conhecimento dos objetivos do projeto, as docentes de Cidadania e Desenvolvimento (CD) das turmas de 7º ano, do Externato de São José consideraram que esta seria uma proposta muito interessante para ser desenvolvida no âmbito desta disciplina, em articulação com Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).
O desafio foi lançado aos alunos, que o acolheram com satisfação, principalmente por se tratar de um projeto que se relacionava com o espaço envolvente da sua escola e da sua área de residência.
Desde o primeiro momento, com o início das aulas de CD e TIC, que decorrem no segundo semestre, o projeto foi trabalhado em grupo turma, desde a definição do percurso a realizar, dos aspetos a explorar ao longo do percurso, assim como do cronograma do trabalho a desenvolver. A turma B, do 7º ano foi dividida em 6 grupos de 4 elementos. Cada grupo, com recurso à internet e às ferramentas de trabalho colaborativo, nomeadamente o Office 365, começaram por pesquisar, na área envolvente à escola, um local onde pudessem desenvolver o percurso ecológico, de acordo com os objetivos do concurso. Após a negociação do percurso entre todos os grupos da turma, foram distribuídos os diferentes temas (ambiente/história/cultura e património) pelos grupos para que fosse feita investigação sobre as possíveis estações a incluir no roteiro. Numa fase posterior, a turma, acompanhada das docentes de CD e TIC realizaram o percurso trabalhado até aqui, registando fotos, comprovando as informações pesquisadas e gravando o mesmo no wikiloc. Após este momento, os diferentes grupos iniciaram a elaboração dos flyers do projeto assim como o esboço da memória descritiva.
É de referir, que com o contexto atual de ensino a distância, os grupos continuaram o seu trabalho e terminaram o desenvolvimento dos flyers, de forma individual, com recurso a diversas ferramentas tecnológicas.
O local escolhido para a realização do percurso, o Parque Urbano dos Moinhos de Santana, localiza-se nas imediações do Externato de São José, sendo facilmente acessível a pé, desde a escola. Este foi um dos fatores que pesou na decisão dos alunos, pelo facto de poderem experimentar o que planeavam, sem o envolvimento de custos ou interferência com outras aulas.
Para além disso, é um parque verde muito agradável, inserido em meio urbano e que alguns alunos já conheciam, principalmente pela utilização do parque infantil e skateparque e do café. Das pesquisas efetuadas, não se encontrou nenhum roteiro que divulgasse o espaço. Os alunos consideraram que seria pertinente a divulgação do mesmo, quer pela possibilidade de disfrutar da vegetação, da tranquilidade e da paisagem. Para além disso, ainda se incluem
aspetos históricos e culturais relacionados com a cidade de Lisboa, nomeadamente vestígios do aqueduto e os moinhos de vento, do século XVIII, onde se fazia a moagem de farinha para abastecer a população lisboeta. Embora seja um percurso em meio urbano, tentou-se valorizar os aspetos ambientais existentes, apelando para o desenvolvimento de atividades escolares fora do espaço escolar.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: