Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2020

Escola Profissional Vasconcellos Lebre (Mealhada)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Escolas_Eco-Trilho_EPVL

Tipo de trilho: 2

Extensão do percurso aproximada:
3,6km

Duração aproximada:

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
Da Natureza à Vila

Temas das Estações:
A Natureza do Bussaco - flora
A Natureza do Bussaco - edificado
A vila do Luso
A aldeia de Várzea

Autores:
Turma de Design Gráfico, 2º ano e turma de Desporto 1º ano

2 - Memória Descritiva

Memória Descritiva:
Para a criação deste trilho a equipa Eco-Escolas da EPVL convidou as turmas de Desporto (10ºano) e de Design Gráfico (2º ano), por serem dois cursos profissionais que juntos e cada um na sua valência poderiam construir um trilho único.
A turma de Desporto começou por explorar o território do Luso e, juntamente com a equipa Eco-Escolas, identificar pontos de interesse dos seguintes patrimónios: natural (fauna e flora) e edificado.
Assim, foi identificada a Mata do Bussaco e toda a sua biodiversidade, mas também a vila do Luso e a aldeia de Várzea que juntas dão origem a um património edificado muito diverso, seja na época de construção ou na sua funcionalidade.
De seguida a turma de Design Gráfico registou o trilho na plataforma Wikiloc e Google Maps, bem como a captura de imagens e pesquisa dos pontos de interesse.
Em conclusão, este é um trilho diversificado no património que percorre tentando, desta forma, dar a conhecer esta região tão vasta do centro de Portugal.

3 - Elementos Opcionais

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: