Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2020

Escola EB 2,3/S de Ourique (Ourique)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-escolas_Eco-trilho_vila-de-Ourique

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:
2070 metros

Duração aproximada:

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
O património natural e cultural da vila de Ourique

Temas das Estações:
Duas estações para identificar árvores autótones: azinheira, medronheiro e outras duas estações para identificar árvores exóticas: Populus x canadensis 'Robusta', Borracheira e a árvore Lava-garrafas ou Callistemon spp.

Autores:
Alunos do 6º ano dos Percursos Curriculares Alternativos, os professores de Matemática e Ciências Naturais, Vítor Silva e Susana Micael.

2 - Memória Descritiva

Memória Descritiva:
Este primeiro trilho, feito na nossa escola, teve como principal objetivo a motivação dos alunos, da turma de percursos alternativos do 6º ano de escolaridade, para valorizarem o seu percurso escolar e promoverem, consequentemente, a melhoria das respetivas aprendizagens e auto-estima nas suas capacidades. As disciplinas envolvidas foram Matemática e Ciências Naturais. O percurso foi escolhido de forma que pudesse um dia vir a ser utilizado por turistas que passem por Ourique e venham a ter conhecimento do mesmo no Posto de Turismo ou no telemóvel. Dadas as características dos alunos, o percurso limitou-se a identificações muito simples, das árvores encontradas, do conhecimento dos próprios, de forma a se manterem motivados, nesta abordagem pedagógica. Os restantes pontos de interesse tiveram a ver com os edificíos das diferentes instituições de Ourique. Há sempre muitos pontos de interesse em todos os locais e muitas vezes, passamos junto deles, sem lhe dar a devida importância.

3 - Elementos Opcionais