Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2020

Escola Secundária de Estarreja (Estarreja)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
[Eco-Escolas Eco Trilho Escola Secundária de Estarreja]

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:
4,5 km

Duração aproximada:
1h30m

N.º de postos/estações/paragens:
13

Tema do Trilho:
Bio Antuã

Temas das Estações:
1. Escola Secundária de Estarreja
2. Escola Conde Ferreira/Casa das Artes e Sede do Rotary Clube de Estarreja
3. Hotel Tulip Inn Estarreja Hotel & Spa
4. Vale do Rio Antuã
5. “Turbina”
6. Parque das Merendas I
7. Guarda-Rios - BORDALO II (Portugal) 2015
8. Parque Municipal do Antuã
9. Parque de Merendas II
10. Mercado Municipal
11. Mural “A nossa casa somos nós” - HALFSTUDIO (Portugal)
12. Mural “Head in the clouds” - FINTAN MAGEE (Austrália) 2016
13. “Diamante” - KRUELLA D'ENFER (Portugal) 2016

Autores:
Eco-Conselheiros da turma I do 12º ano, Bruno Silva, João Sousa e Diogo Lagoeiro, coordenados pela aluna Margarida Reis e orientados pela docente Sónia Silva, Coordenadora do Programa Eco-Escolas da Escola Secundária de Estarreja e docente de Educação Física.

2 - Memória Descritiva

Memória Descritiva:
A pertinência deste projeto prendeu-se com o conhecimento do território da freguesia de Beduído, onde se insere a Escola Secundária de Estarreja (ESE) e do seu património ambiental, social e cultural, na procura de uma comunidade mais sustentável. O seu interesse foi suscitado pelo desenvolvimento de competências de investigação, exploração de novas ferramentas de trabalho, fotografia e reportagem, pensamento crítico e criativo, trabalho de campo, orientação e experiências em espaços exteriores.
O que motivou a participação e envolvimento dos alunos foi o facto deste projeto proporcionar o conhecimento das características ambientais, dos pontos de interesse e de sustentabilidade da região, como também, o reconhecimento da valorização das paisagens naturais, da importância dos espaços verdes no território e na qualidade de vida da comunidade. Outro fator foi a utilização pedagógica das redes sociais e das aplicações móveis para a divulgação do projeto.
Este projeto inseriu-se no âmbito da disciplina de Educação Física, sob a orientação da docente Sónia Silva. Nele participaram os alunos do Conselho Eco-Escolas da Escola Secundária de Estarreja, nomeadamente, Bruno Silva, Diogo Lagoeiro, João Sousa e Margarida Reis, da turma I do 12º ano de escolaridade.
O local escolhido para a realização do percurso teve inspiração na paisagem natural e na relação do homem com a natureza (espaços verdes, rio, entre outros); na arte urbana e em outros pontos turísticos da região (turbina). Teve também em consideração a distância relativamente ao ponto de partida, dado que este trilho servirá de suporte a outras atividades interdisciplinares realizadas no âmbito do Programa Eco-Escolas e do Projeto de Cidadania e Desenvolvimento da ESE.
A componente prática do projeto foi desenvolvida em contexto do Ensino à Distância - E@D (plataforma Zoom, WhatsApp, Email, entre outros), através de trabalho de campo individual realizado pelos alunos e pela docente. Para a sua concretização, foram utilizados vários recursos, detalhadamente, máquina fotográfica e GPS, no campo, e computadores e telemóveis no E@D. Trabalhou-se também com recurso a plataformas digitais inovadoras e APPS, relacionando conhecimentos técnicos, científicos e socioculturais (ex. Wikiloc, Plantnet, Arbolapp, Canvas, entre outros).
O trilho é constituído por 13 estações, caracterizadas com um texto de enquadramento e várias fotografias que realçam pontos característicos e uma observação/curiosidade/detalhe/atividade apelativa a um dos 5 sentidos. Para divulgação do trilho elaborou-se um folheto de apresentação do percurso, que irá ser difundido junto da comunidade educativa e da população em geral, através da plataforma Wikiloc da página oficial e do Facebook do Agrupamento.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: