Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2020

Escola Secundária de Figueiró dos Vinhos (Figueiró dos Vinhos)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Escolas_Eco-trilho_Escola Secundária de Figueiró dos Vinhos

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:
5 quilometros

Duração aproximada:
1 hora e 20 minutos

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
Natureza e Cultura em Figueiró dos Vinhos

Temas das Estações:
1- GNR UEPS/GIPS - Proteger e Preservar
2 - Cabeço do Peão - Observar a Floresta e a Biodiversidade
3- O Casulo de José Malhoa - Valorizar a Cultura
4- Jardim Municipal - Descansar e apreciar a natureza
5- Mercado Municipal - Saborear os produtos locais
6- Convento da Nossa Sra do Carmo - Refletir e Orar ao longo dos tempos
7- Torre da Cadeia - Analisar a História

Autores:
Elementos da Brigada da floresta :
Mariana Serra
Andreia Carvalho
Ruben Rodriges

2 - Memória Descritiva

Memória Descritiva:
Este projeto resulta da articulação da disciplina de Geografia A do 11º Ano com o Projeto Eco-Escolas. Foi elaborado por alguns dos elementos da Brigada da Floresta, que selecionaram o percurso e as estações tendo por base os conteudos disciplinares do 3º ciclo, os temas de Educação para a Cidadania e os temas do projeto Eco-Escolas.
Foi iniciado no 2º período e concluído no 3º período numa situação de ensino à distância que tornou um pouco mais dificil a sua conclusão, dada a participação de várias disciplinas curriculares.
As estações, as informações e as atividades foram realizadas em casa após pesquisa individual e o trajeto foi traçado após o inicio das aulas presencias do 11º Ano.
É um projeto que pretende dar origem a um DAC - Dominio de Autonomia Curricular com uma saída de Campo no próximo ano letivo. Todas as estações se relacionam com áeras curriculares/conteúdos lecionados.
A 1º estação foi idealizada para desenvolver atividades do Clube de Proteção Civil e de Educação para a Cidadania
A 2ª Estação relaciona-se com Ciências Naturais, Geografia Línguas Estrangeiras e Projeto Eco-Escolas
A 3ª estação pretende abordar conteúdos de Educação Visual e de Português
a 4º estação foi idealizada pelas disciplinas de Ciências Naturais, Matemática e Fisico-Quimica
A 5ª estação aborda conteúdos de Geografia, Ciências Naturais e Línguas Estrangeiras.
A 6ª estação relaciona-se com a disciplina de História
A 7ª estação tem atividades das disciplinas de Matemática, História e Educação Visual
Todo o percurso está relacionado com a disciplina de Educação Fisica.
Pretende-se assim o envolvimento de um elevado número de alunos e de áreas curriculares.
O percurso foi idealizado para partir da escola e regregar à escola (relacionando-as com espaços exteriores envolventes), num trajeto que não necessita de transportes complementares.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso: