Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2020

Escola Básica do Castro (Trofa)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Escolas_Eco-Trilho_EB-do-Castro

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:
4,86 quilómetros

Duração aproximada:

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
À descoberta da nossa terra

Temas das Estações:
Casa Ecofixe
Igreja Matriz de Santa Maria de Alvarelhos
Agricultura
Quinta do Paiço
Castro de Alvarelhos
Ribeiro de Alvarelhos

Autores:
Alunos da turma C1 do 8º ano de escolaridade Luís Salvador, Liliana Pereira, Diana Miranda, Margarida Vong, Ricardo Gomes, Dinis Moura e Thomas Tuerlinckx; e os professores das disciplinas de português (Ana Paula Reis); ciências naturais (José Cruz); francês (Cristina Amaral e Mónica Loureiro); inglês (Laura Santos); geografia (Ana Cruz); história (Cristina Ferreira); Educação Moral Religiosa e Católica (Susana Nascimento); educação física (Jorge Antunes).

2 - Memória Descritiva

Memória Descritiva:
Os coordenadores pedagógicos dos 7º e 8º anos em reunião com os respetivos docentes dos vários conselhos de turma elaboraram os Domínios de Autonomia Curricular tendo como áreas temáticas: Património/ Alimentação/Saúde/Desenvolvimento sustentável e foi sugerida como atividade interdisciplinar a elaboração de um Eco-Trilho.
Assim cada professor propôs objetivos a alcançar de acordo com as aprendizagens essenciais da sua disciplina e elaborou-se uma grelha com o tipo de atividades a implementar antes durante e depois da saída de campo - Eco-Trilho.
A disciplina de Educação Física assegurou a preparação física, dos participantes, o aconselhamento do tipo roupa e calçado indispensáveis assim como o lanche a transportar (alimentação saudável e equilibrada). A bebida de eleição é a água para manter o organismo hidratado. No início e não final da atividade há a execução de uma série de exercícios de alongamento para recuperação mais rápida do organismo.
Todos os envolvidos delinearam para o final do 2º ou 3º período a saída de campo - Eco-Trilho. Porém, não foi possível devido à suspensão das aulas presenciais, mas o trabalho de elaboração das paragens, sugestão de atividades, propostas de outros trilhos foram debatidos à distância através da plataforma Microsoft Teams em que os alunos mais crescidos (8º ano de escolaridade) e com maior facilidade no uso e aplicação das novas tecnologias tiveram um desempenho bastante satisfatório. Não foi possível abarcar as sugestões de todos os alunos uma vezes que o trilho teria mais do que 10 quilómetros e seria pouco exequível. O percurso escolhido contemplou o Castro de Alvarelhos uma vez que está na origem do nome da nossa escola (EB do Castro) e é um monumento nacional desde 1910 e a área em seu redor com aspetos de interesse biológico, cultural, paisagístico e arquitetónico.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso: