Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2020

Escola EB nº1 da Lousã (Lousã)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Trilho Eco-Escola. Eb N1

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:
4.41 Km

Duração aproximada:

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
Dia do Agrupamento.

Temas das Estações:
1º Escola
2º Trilhos
3º Riacho
4º Agricultura
5º Solo
6º Chegada

Autores:
Docentes da escola Eb Nº1 da Lousã em parceria com a equipa técnica do projeto Espaço J promovido pela associação Activar.

2 - Memória Descritiva

Memória Descritiva:
A participação na atividade Eco-trilhos surge como mote motivacional em várias dimensões. Ao nível da promoção do território local e natural da Serra da Lousã, espaço envolvente à nossa escola, que se apresenta como um elemento caracterizante da nossa região e alvo de várias observações e reflexões no campo das Ciências, História e Geografia e Cidadania.
Por outro lado, ao nível da sensibilização para a proteção do meio-ambiente e do património natural. Trabalhando assim aspetos relacionados com a participação ativa na preservação do meio ambiente.
Com isto, pretende-se que os alunos potenciem o seu sentimento de pertença pelo território,valorizando-o e consolidando conhecimentos sobre o mesmo.
Esta seria uma atividade a realizar com três turmas do 7º ano, no dia do agrupamento, dia 26 de março, estando já planeada e mapeada pela equipa do projeto Espaço J em conjunto com o corpo docente. No entanto, pelos motivos do estado de pandemia face ao Covid-19, esta não foi realizada.
Deixamos assim o registo do circuito do ano passado que se iria repetir este ano.

3 - Elementos Opcionais