Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2020

Escola Básica de Moure e Ribeira do Neiva (Vila Verde)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Escolas eco-trilhos EBMoure e Ribeira do Neiva

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:

Duração aproximada:
1:10 m

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
Rio Febros e no Caminho de Santiago

Temas das Estações:
Azenha do Redondelo - importância da água na economia local e a biodiversidade.
Fonte dos Piolhos - flora ripícola e avifauna.
Ponte do Couto - ruralidade no Caminho de Santiago
Torre de Penegate - Património arquitetónico e natural

Autores:
Coordenador Eco-Escolas e Alunos CEF de Jardinagem

2 - Memória Descritiva

Memória Descritiva:
O projeto foi desenvolvido pelos alunos do 2.º ano do CEF de Jardinagem e Espaços Verdes, tipo 2.
Neste projeto participaram várias disciplinas: Ed. Física, Cidadania e Mundo Atual, Jardinagem, Ciências e Português.
Sendo um curso orientado para os espaços verdes , o conhecimento da área envolvente à escola foi a motivação inicial para o desenvolvimento deste trilho. A isto juntou-se a oportunidade de dar a conhecer a riqueza do património local e a sensibilização para a proteção do mesmo.
Foi criada uma atividade aglutinadora, como forma de se abordar as temáticas da vegetação autóctone e biodiversidade, a importância dos cursos de água, da saúde, da defesa do património natural, arquitetónico e paisagístico.
O local escolhido, com partida e chegada na escola, permite aos utentes deste trilho que não sejam da região um lugar de concentração com estacionamento.
A sua atratividade prende-se com a riqueza patrimonial ligada à moagem de cereais em tempos em tempos idos e do aloramento granitico da Torre de Penegate, e ainda, o seu desenvolvimento maioritáriamente no Caminho de Santiago.
É um percurso a que os alunos facilmente aderem pela experiência de anos anteriores e onde a escola tem levado a cabo ações de limpeza no Caminho de Santiago e de monitorização do rio Febros, no âmbito do Projeto Rios.
Este trilho estava igualmente identificado na planificação concelhia para ser efetuado na Rota Concelhia de Ação pelo Clima permitindo ligar as 2 Eco-Escolas do agrupamento. A transmissão do testemunho seria junto à Torre de Penegate e capela de N. S.ª da Pena, que oferecem uma paisagem sobre o vale do rio Febros e onde os alunos das duas escolas teriam um momento de convívio.
Futuramente a escola espera que este trilho seja marcado e referenciado pelo município, numa versão mais alarga, onde se incluirá cerca de mais 2 km para montante do rio onde se pode continuar a desfrutar da riqueza deste afluente do Cávado onde se encontram outros elementos de interesse, aumentando o perímetro a este circuito circular.
Infelizmente, devido ao confinamento, este ano, não foi possível a sua realização com os alunos. Foi apenas percorrido para efeitos de recolha fotográfica e referenciação do mesmo.

3 - Elementos Opcionais

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade:

Na azenha do Redondelo