Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2020

Externato Infante D. Henrique (Braga)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-escolas_Eco-trilho_Externato Infante D. Henrique (ALFACOOP)

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:

Duração aproximada:
1h17min

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
Biodiversidade do vale do Este

Temas das Estações:
Estação I – A biodiversidade dos muros;
Estação II – Espécies Invasoras;
Estação III – Miradouro granítico;
Estação IV – Ribeira da Levegada.

Autores:
Lília Cunha, Bárbara Novo, Catarina Silva, Guilherme Alves, João Pedro Ferreira, Vasco Maciel

2 - Memória Descritiva

Memória Descritiva:
O interesse neste concurso deveu-se ao facto de a escola estar inserida numa localidade com muita montanha e, ser habitual a realização de campanhas pela floresta local, seja para reconhecimento ou para a sua limpeza. Assim, foi desafiado um grupo de alunos do 6-º ano, a desenvolver um projeto de investigação, na disciplina de Trabalho de Projeto, sobre desastres naturais, a criar um percurso na floresta, subordinado ao seu tema, explorando algumas questões estudadas, como incêndios, plantas invasoras. Além disto, estes temas foram abordados nas aulas de Ciências Naturais e os professores de Matemática e História e Geografia de Portugal foram envolvidos na criação de tarefas ligas a estas disciplinas.
Foram criadas 4 estações: Estação I – A biodiversidade dos muros; Estação II – Espécies Invasoras; Estação III – Miradouro granítico; Estação IV – Ribeira da Levegada.
Depois de algumas caminhadas, encontramos o percurso ideal, pois incluía vários tipos de habitats, vestígios de incêndios, focos de plantas invasoras, focos de plantas autóctones, campos de cultivo, um ribeiro e focos de população, permitindo aos alunos conhecerem a zona envolvente da escola, quer em termos naturais com humanos.
Depois de realizados os desafios, tínhamos estabelecido o dia 23 de março para a realização de uma caminhada ao local com as turmas de 2.º ciclo, para comemorar o dia da Árvore e Dia Mundial da Água. Infelizmente não foi possível realizar esta atividade, pois ficamos confinados em casa a dar aulas à distância. Será, no entanto, realizada no próximo ano letivo uma atividade de exploração com os alunos, tendo os alunos do Curso Profissional de Desporto e os seus professores, manifestado interesse em explorar este percurso nas suas aulas.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: