Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2020

Escola Secundária D. Luísa de Gusmão (Lisboa)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Escolas_Eco-Trilho_ESCOLASECUNDÁRIADEDONALUÍSADEGUSMÃO

Tipo de trilho: 2

Extensão do percurso aproximada:
4,64 Km

Duração aproximada:

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
Sustentabilidade

Temas das Estações:
Biodiversidade
Preservação dos Oceanos
Alterações climáticas
Poluição sonora

Autores:
Turma 9.º D orientada pelo professor de Ciências Naturais

2 - Memória Descritiva

Memória Descritiva:
Memória descritiva: LISBOA_ROTEIROVERDE_ESCOLASECUNDÁRIADEDONALUÍSADEGUSMÃO
Escola em concurso: Escola Secundária Dona Luísa de Gusmão.
Ano e turma: 9.º D
Professor coordenador da atividade: Prof. Bruno Gomes
No âmbito da LISBOA Capital Verde Europeia 2020, foi proposto à Escola a realização de um roteiro, cujo objetivos, se encontram no regulamento do concurso.
Uma vez que este projeto consiste na conexão entre a Biodiversidade e os alunos, destes com a comunidade local, bem como as tradições e culturas existentes nas freguesias, a turma refletiu sobre quais os tópicos mais importantes a serem considerados, utilizando a Geografia Pessoal, ferramenta artística, que permitiu aos alunos expressar os seus pensamentos e objetivos através de um desenho, que foram integrados na plataforma Wikiloc.
Após esta primeira abordagem a turma definiu um conjunto de possíveis estações de interesse para, consequentemente se definir o Roteiro, tendo ficado estipulado um dia para as conhecer, segundo um trajeto estabelecido, e conseguir assim recolher alguns elementos informativos.
Depois da recolha dos 1.º elementos a turma foi dividida em 7 grupos, correspondentes às 7 estações definidas. Cada grupo escolheu, por iniciativa própria, a estação que mais lhe interessava, ou porque viviam próximos, ou porque se identificavam com algo. A turma procurou diversificar e abordar a compreensão do património ambiental enquadrado na história e cultura da Cidade de Lisboa, predominando os temas relacionados com a qualidade de vida da população nas cidades
A criação das estações, tinha como ponto fundamental a interdisciplinaridade, tendo sido convidados todos os professores da turma para apoiarem os alunos na sua concretização.
Com o aparecimento da pandemia, os grupos tiveram de trabalhar em equipe, mas à distância, recolhendo informações e fotos, de forma estruturar o tema e integrá-lo na plataforma Wikiloc.
Um dos alunos da turma disponibilizou-se para criar sequências de imagens com músicas selecionadas por eles, originados assim pequenos vídeos promocionais das estações, e que se encontram disponíveis no Youtube, para qualquer internauta.
A fase final do projeto, ficou concluída, com a elaboração do panfleto em formato digital, tendo sido definido 3 padrões de fundo.
Bruno Rocha Gomes

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade:

Foto de grupo no final da concretização da caminhada.