Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2020

Escola Básica e Secundária de Anadia - Agrup. de Escolas (Anadia)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Escolas Eco-Trilho (Escola Básica e Secundária de Anadia)

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:

Duração aproximada:

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
Comunidades sustentáveis

Temas das Estações:
Cineteatro de Anadia: Património histórico, cultural e geológico
Mercado Municipal: Comércio de rua e cultura desportiva
Casa Rodrigues Lapa: Património histórico-literário
Monte Castro: Biodiversidade e paisagens
Praça Visconde Seabra: Cultura política e gastronomia
Praça do Município: Património histórico-cultural
Museu do Vinho e da Vinha: Recursos geológicos e enologia
Comissão Vitivinícola da Bairrada: Recursos geológicos e enologia
Ecoparque de Anadia: Bem-estar e ciência matemática

Autores:
Alunos e professores do 7ºG

2 - Memória Descritiva

Memória Descritiva:
Motivação para a participação neste projeto e disciplinas envolvidas:
Desafiados pela nossa professora de Ciências Naturais, que é a coordenadora do Projeto Eco-Escolas da Escola Básica e Secundária de Anadia, e pelo delegado de turma que pertence ao conselho Eco-Escolas do mesmo projeto, aceitámos desenvolver um projeto multidisciplinar que permitisse revelar o património cultural e edificado da nossa cidade de Anadia. Para tal, e com o apoio da diretora de turma, foi concebido um projeto envolvendo as disciplinas de Português, Física e Química, Ciências Naturais, Matemática, História, Francês, Geografia, Educação Visual e Educação Física, mobilizando algumas das competências e conhecimentos adquiridos nas diversas disciplinas.
Ano de escolaridade dos alunos e justificação do local escolhido para a realização do percurso:
Somos uma turma de 7º ano, da Escola Básica e Secundária de Anadia e escolhemos a zona envolvente da nossa escola, pois, tratando-se de um eco-trilho quisemos evitar a utilização de transportes. Optámos por um percurso que pudesse ser explorado em apenas um dia e que passasse por locais emblemáticos que todos pudessem descobrir. Iniciámos a preparação do trilho no segundo período, mas fomos surpreendidos com a pandemia, pelo que, apesar de o termos concluído à distância, nunca tivemos a oportunidade de o realizar/percorrer.
Nível de envolvimento dos alunos:
Estivemos diretamente envolvidos no planeamento de todo o percurso. Divididos em grupos e trabalhando com os professores das diversas disciplinas, planeámos várias atividades a serem concretizadas ao longo do percurso. Desenvolvemos pesquisas diversificadas para recolher dados relevantes a serem divulgados de forma criativa. Redigimos textos informativos, elaborámos questionários, organizámos o trilho recorrendo a ferramentas digitais e mobilizámos todas as nossas energias para o sucesso do projeto.
Pertinência/interesse do percurso:
Decidimos fazer este percurso, pois gostaríamos de contribuir para a divulgação e conhecimento da nossa área geográfica, do seu património, da sua cultura e gastronomia.
A elaboração deste percurso foi extremamente aliciante e também nos permitiu conhecer muito melhor Anadia.
O percurso está desenhado no wikiloc, tem um flyer informativo e um site de apoio (padlet -https://padlet.com/turma7g/ecotrilho ) onde o viajante pode consultar uma vasta área de informação e aceder ao respetivo caderno de campo. Este último documento foi concebido para que o trilho possa ser explorado por outros alunos da nossa comunidade escolar.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: