Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2020

Escola Secundária Júlio Dantas (Lagos)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Escolas_Eco-Trilho_ES_Júlio_Dantas

Tipo de trilho: 2

Extensão do percurso aproximada:
6,68 Km

Duração aproximada:

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
Espaços exteriores

Temas das Estações:
Das 4 estações previstas a realizar, apenas duas ficaram decididas antes da interrupção das atividades letivas presenciais, devido à pandemia (covid-19). São elas:
1) Espargo “The most wanted”: localizar ao longo do percurso e fotografar um exemplar de uma espécie característica da zona (Espargo albo - Asparagus albus);
2) Talefo da Luz (Talefo da Atalaia): Ponto de paragem para recuperação, após subida de alguma exigência física. O ponto mais alto do percurso, onde é possível desfrutar de uma paisagem fantástica, que abarca uma grande extensão de costa, a vista de toda a Vila da Luz e as suas arribas envolventes.

Autores:
Turma 10ºL - CEF Técnico de apoio à infância;
Prof. Tiago Niza
Prof. Margarida Silva

2 - Memória Descritiva

Memória Descritiva:
Motivação / Pertinência: Desconhecimento por parte dos alunos do património ambiental existente no seu concelho e da riqueza de vivências que estes proporcionam.
Iniciar um processo de “apadrinhamento” do percurso. O percurso escolhido contem partes que fazem parte de um percurso nacional conhecido por “trilho do pescador”, que atravessa o concelho onde estes alunos residem. O principal objetivo seria “apadrinhar” o trilho mapeado, ficando os alunos assim “responsáveis” pela manutenção e limpeza do percurso. Deste modo, a atividade poderá ser realizada recorrentemente ao longo dos próximos anos e por todas as turmas Integrada na aula de Educação Física.
Anos de escolaridade: 10ºano (CEF)
Disciplinas: Educação Física e Saúde Infantil

3 - Elementos Opcionais

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: