Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2020

Escola Secundária Almeida Garrett (Vila Nova de Gaia)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Escolas_Eco-Trilho_Escola Secundária Almeida Garrett

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:
5,3 Km

Duração aproximada:
1 hora

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
Caminhos pelo ambiente de Gaia

Temas das Estações:
Estação 1- Escola Secundária Almeida Garrett- Educação
Estação 2- Auditório Municipal- Cultura
Estação 3- Biblioteca Municipal - Literacia
Estação 4- Bombeiros Sapadores- Ajuda em emergência
Estação 5- Pavilhão Desportivo- Desporto e Cultura
Estação 6- Parque da Lavandeira- Lazer e Ambiente

Autores:
Equipa Eco-Escolas, alunos do 11º D

2 - Memória Descritiva

Memória Descritiva:
Os alunos do 11º D, no âmbito do projeto do Eco-Guardião, inerente ao programa Eco-Escolas, organizaram com a ajuda da Equipa Eco-Escolas uma caminhada para promoção da Floresta e dos seus recursos, para o dia 21 de março. Esta caminhada tinha o apoio da Direção da ESAG, dos elementos do projeto de Educação para a Saúde, dos professores do Desporto Escolar, da Associação de Pais e Encarregados de Educação, da Associação de Estudantes, da Autarquia de Gaia, das Águas de Gaia, da Escola Segura, do Parque Biológico de Gaia e da Liga Portuguesa Contra o Cancro. A escolha do trajeto foi por ser fácil de realizar e por incluir o Parque da cidade, o Parque da Lavandeira, uma área florestal muito perto da escola. Devido à situação da Pandemia não foi possível concretizar a caminhada no dia 21 de março. Deste modo, a turma apoiada por todos os professores das disciplinas de Biologia e Geologia, Português, Inglês, Matemática, Física e Química, Filosofia e Educação Física resolveu trabalhar este projeto no desafio Eco-Trilhos, no ensino à distância. Foi analisado o percurso e as possíveis estações foram escolhidas. Foram feitos grupos de trabalho, grupo I- elaborou o Flyer, grupo II- elaborou o trilho, grupo III- elaborou as descrições das estações. grupo IV- elaborou os desafios para cada estação. Nas aulas das quintas-feiras, das 12h20 às 13h10 os alunos dedicaram-se ao trabalho. O percurso permitiu valorizar locais em Vila Nova de Gaia de cultura e literacia científica, Biblioteca e Auditório Municipais, um local de serviço publico de resposta a emergências, os Bombeiros Sapadores, o Pavilhão Desportivo Municipal, de serviço aos desportos e eventos culturais, e o Parque da Lavandeira, uma área de lazer por excelência pois permite o contacto com um ambiente natural. O trabalho final foi compilado com a professora de Biologia e Geologia.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso: