Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2020

Escola Básica D. Maria II (Vila Nova de Famalicão)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Escolas Eco-Trilho Escola D. Maria II

Tipo de trilho: 2

Extensão do percurso aproximada:

Duração aproximada:

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
Trilho histórico, paisagístico e ambiental

Temas das Estações:
Estação 1: Igreja do Mosteiro de São Salvador de Arnoso
Estação 2: praia fluvial do rio Guizande
Estação 3: local onde o rio Guizande desagua no rio Este
Estação 4: ilha no rio Este
Estação 5: açude de antigo moinho de água
Estação 6: Ponte de Coura

Autores:
Henrique de Jesus da Cruz Faria
Maria Manuela Nunes Soares Ventura

2 - Memória Descritiva

Memória Descritiva:
Este projeto nasceu da necessidade em criar um trilho que valorizasse o património histórico, paisagístico e ambiental do vale dos rios Guizande e Este. Que desse a conhecer o seu património edificado, com especial relevo para a Igeja do Mosteiro de Arnoso e da ponte de Coura, que permite a passagem sobre o rio Este.
A articulação aconteceu entre várias disciplinas, principalmente, História e Geografia de Portugal e Educação Visual, o clube Eco-Escolas, e ainda, o município de Vila Nova de Famalicão, no âmbito do “Projeto de Famalicão para o Mundo: contributos da História Local”.
Estre trilho, linear, curto e fácil, mas muito rico, foi especialmente concebido para os alunos da Escola D. Maria II e Conde Arnoso, para os alunos do 2º ciclo, pertencentes ao Agrupamento de Escolas D. Maria II. Os alunos iriam percorrer o trilho e participar em diversas atividades com ele relacionadas, mas, infelizmente, devido à pandemia do SARS-COV-2, não foi possível.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso: