Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2020

Centro Educativo Alice Nabeiro (Campo Maior)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Escolas_Trilho do Azeite_Centro educativo Alice Nabeiro

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:
8,6km

Duração aproximada:
120 minutos (1ª paragem- Forte de São João, 2ª paragem- Olival moderno, 3ª paragem- Olival tradicional, 4ª Paragem- Vista Panorâmica ZPE de Campo Maior, 5ª paragem- Vista geral da Vila de Campo Maior)

N.º de postos/estações/paragens:
5 estações de interpretação

Tema do Trilho:
O azeite! Devido ao elevado cordão de olival centenário e geométrico deste percurso e da importância agrícola, ecológica e económica do alival na nossa vila. Neste percurso damos a conhecer a evolução do olival na vila, suas dinâmicas produtivas e importância para a biodiversidade em zonas como a ZPE de Campo Maior onde o olival serve de refugio a muitas espécias estepárias que o utilizam como proteção.

Temas das Estações:
1ª paragem- Forte de São João- Atualmente encontramos as piscinas Municipais com desenho do Arquiteto Carrilho da Graça, as mesmas são consideradas património arquitetónico uma vez que retratam a antiga fortaleza ai existente. No período da guerra das Laranjas e as invasões francesas a vila resistiu astuta e heroicamente neste fortaleza, ficando totalmente destruída devido a este facto. Podemos ver nas imediações os impactos dos canhões de defesa nas colinas próximas.
2ª paragem- Olival moderno- A evolução do olival também chegou a Campo Maior e podemos nesta paragem estudar a geometria do olival e sua dinâmica agrícola. Com uma malha apertada a exploração do solo é levada ao limite. É utilizada água permanentemente adubada e com químicos para a controlo de pragas. Este é um exemplo pelo negativa onde podemos visualizar os impactos da actividade agricola intensiva
3ª paragem- Olival tradicional- Em contraste com a anterior paragem podemos observar a malha geométrica tradicional de 7x7 metros sem rega nem tratamento químico. Podemos ver oliveiras centenárias em terras calcárias e terras de argila, 4ª Paragem- Vista Panorâmica ZPE de Campo Maior- Com os nosso binóculos deste ponto podemos avista toda a ZPE de Campo Maior e descobrir as Abetardas (otis tarda) ou os Sisões (Tetrax tetrax) em bandos. Um local excelente para observar a planície cerealifera que se expande até à fronteira com Espanha
5ª paragem- Vista geral da Vila de Campo Maior- Rodeados de alival nesta paragem podemos observar a vila branca e florida. Com a nossa fortificação e o convento de Santo António na esquerda e o casario branco da parte antiga à moderna. Ternima o nosso olhar sobre a zona nova e zona industrial da vila. É um passeio evolutivo do crescimento de Campo Maior que daqui se percebe perfeitamente.

Autores:
Alunos do Centro Educativo Alice Nabeiro do clube OTIS TARDA com idades entre os 9 e os 12 anos. Este trilho é percorrido diversas vezes ao longo do ano com os alunos para trabalho de campo, passeios com a familia e outros colegas do CEAN. O trilho sai mesmo da porta do CEAN e termina também lá o que é para nós um privilégio.

2 - Memória Descritiva

Memória Descritiva:
Trilho em tributo ao nosso olival tradicional, onde podemos percorrer 9km por entre olivais centenários e novas culturas modernizadas e intensivas. Podemos ao longo do percurso ver as diferenças entre o passado e o presente e sentir a importância desta atividade localmente. O percurso passa junto ao antigo forte de São João, que é simbolo da resistência histórica do povo de Campo Maior nas invasões francesas e Guerra das Laranjas. Este percurso mostra-nos ainda a singular geometria dos olivais. Podemos descobrir as antigas sortes, pequenos terrenos de meio hectare que foram sorteadas pelos habitantes locais.
Os alunos envolvidos frequentam do 4º ao 6º ano do CEAN e o processo de criação e levantamento foi realizado no âmbito do clube Eco Escolas OTIS TARDA. Neste clube os alunos escolhem livremente os seus projetos, tendo os alunos decidido criar esta oferta para toda a comunidade.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: