Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2020

Escola Básica António Dias Simões (Ovar)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
(Eco-escola_Eco-trilho_OVAR_LADO B_Escola_António-Dias -Simões)

Tipo de trilho: 2

Extensão do percurso aproximada:
5 KM

Duração aproximada:
1 h 10 min (a pé) e 30 min (bicicleta)

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
Ambiente, Ciência e tradições.

Temas das Estações:
Estação 1: Escola António Dias Simões: Mobilidade sustentável e resíduos
Estação 2: Escola de Artes e Ofícios: Profissão sustentável e ecossistema-Sapal
Estação 3: Parque Solar da Marinha: Energia, qualidade do ar e alterações climáticas
Estação 4: Rotunda do Carregal Moliceiro: Agricultura sustentável, património cultural e artístico
Estação 5: Cais do Carregal: Pesca sustentável

Autores:
Alunos do 6º J; encarregada de Educação do 6ºJ, Professora Áurea Conde e Avô da aluna Mara Espada do 6ºJ.

2 - Memória Descritiva

Memória Descritiva:
Este projeto foi proposto pelo programa Eco-escolas e sugerido aos alunos do 6º J da escola António Dias Simões. A época de confinamento a que fomos sujeitos permitiu operacionalizar este projeto junto da turma com maior eficácia.
O projeto foi apresentado à turma do 6ºJ, em videoconferência devido às restrições impostas pela situação de calamidade por causa do COVID 19.
Os alunos mostraram interesse e partimos para esta aventura com empenho.
Procuramos, tal como foi aconselhado pelo Programa Eco-escolas, aplicar as etapas do Design Thinking (Feel, Imagine, Create e Share).
Desenvolvimento do projeto:
1- Li e analisei previamente todos os documentos enviados pelo programa para desenvolver o projeto;
2- Analisei com os alunos e em videoconferência marcada para o efeito os principais documentos do projeto;
3- Analisamos por videoconferência a área onde se pretendia realizar o trilho através da exploração do google maps;
4- Os alunos selecionaram as estações que pretendiam trabalhar. Foram escolhidas 9.
5- Formaram-se 8 grupos de 3 elementos e 1 grupo de 2 elementos (2 alunos + 1 professora);
6- Desenhou-se no papel um mapa provisório incluindo a 9 estações escolhidas através de videoconferência;
7- Cada grupo de alunos desenhou numa folha branca um mapa com os principais pontos de interesse ambiental, social ou cultural da estação escolhida, procurando junto de fontes bibliográficas;
8- Realizamos uma visita exploratória (apenas com 3 pessoas para evitar situações de contágio, com uso de máscara e distanciamento social) para testar no terreno a viabilidade do número e localização das paragens a introduzir no trilho. Escolheu-se o tema de cada Estação e o que constará das diferentes Estações. Tiramos diversas fotografias;
9- Agendou-se e realizou-se de uma reunião por videoconferência para fazer o ponto da situação e retificar o número de estações escolhidas. Chegamos à conclusão de que o percurso era muito longo para fazer com alunos entre 10 e 12 anos.
10- Os alunos com apoio da docente, em casa e com os meios informáticos, realizaram pesquisas documentais, históricas e/ou bibliográfica, sobre os temas/estações escolhidos;
11- Seguidamente, cada grupo elaborou o conteúdo associado a cada estação;
12- Fizemos a georreferenciação no Google Maps, com a informação necessária em cada estação;
13- Foi elaborado um panfleto explicativo que poderá depois ser partilhada com a Junta de Freguesia e Câmara Municipal de Ovar.
Este eco-trilho será realizado mais tarde (uma vez que não é possível fazê-lo devido aos encerramento da escola), convidando elementos da escola (alunos de outras turmas, professores, encarregados de educação e funcionários) e da comunidade como por exemplo representantes da União de Freguesias e Câmara Municipal de Ovar etc. no Dia Eco-escolas no próximo ano letivo.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: