Biocombustíveis e Economia Circular

Este desafio é resultante de uma parceria entre a ABAE | Eco-Escolas e a PRIO. Este ano, daremos destaque aos biocombustíveis como aliado à mobilidade sustentável.  Em que a temática do desafio será: “Biocombustíveis e Economia Circular”.

Quem pode participar
Podem candidatar-se escolas da rede Eco-Escolas de todo o país.

ESCALÃO 1 | “Da gota de óleo à gota de biodiesel” – história coletiva
Destinatários: crianças do jardim de infância e 1º ciclo

• Propõe-se a criação e ilustração de uma história sobre a temática “Da gota de óleo à gota de biodiesel”

ESCALÃO 2 | “Da gota de óleo à gota de biodiesel” – história em BD
Destinatários: crianças e jovens do 2º e 3º ciclo

• Propõe-se a criação e ilustração de uma história recorrendo à técnica da Banda Desenhada sobre a temática “Da gota de óleo à gota de biodiesel”.

ESCALÃO 3 | “Os biocombustíveis e economia circular” – vídeo campanha – Spot
Destinatários: jovens do ensino secundário, profissional e universitário

• Propõe-se a criação e de um mini-vídeo de no máximo 1 (um) minuto que alerte para a importância dos biocombustíveis sustentáveis.

Metodologia
O projeto é trabalhado na sala da aula, sob orientação do professor que adequará as estratégias e atividades propostas ao nível de ensino em questão. Sugere-se a utilização da PBL (Problem Based Learning), inspirado na investigação e método científico que visa a solução de problemas para situações reais.  Ver vídeo explicativo aqui . Ver infografia aqui

Prazos
Até 20 de fevereiro: inscrição na atividade na Plataforma Eco-Escolas
Até 15 de maio: submissão dos trabalhos.

Júri
O júri será constituído por elementos da ABAE, da PRIO, e por elementos da Comissão Nacional Eco-Escolas nomeadamente os representantes do Ministério do Ambiente (APA) e Educação (DGE).
O júri reserva-se no direito de rejeitar qualquer candidatura que não satisfaça as condições do Regulamento do Concurso que estará online em página dedicada ao projeto, acessível a partir da página Eco-Escolas em ecoescolas.abaae.pt

Critérios

Cada escola pode ter no máximo 3 grupos a concurso, correspondentes aos 3 escalões.
Os trabalhos serão avaliados com base nos seguintes critérios:

• Qualidade da informação contida;
  • Envolvimento dos alunos;
  • Originalidade, criatividade;
  • Resultado final

Aos autores dos melhores trabalhos serão atribuídos prémios destinados à escola, professor(a) coordenador(a) e 4 alunos.
Serão assim atribuídos 5 conjuntos de prémios em cada escalão, sendo distinguidos por atividade o 1º, 2º e 3º prémio e 2 menções honrosas.

Prémios
A definir brevemente.

Biocombustíveis e Economia Circular

Objetivos:
  • Alertar para as questões relacionadas com a qualidade da água, quer para consumo humano e quer com a contaminação dos oceanos, rios e albufeiras
  • Integrar propostas e metodologias previstas no currículo
  • Valorizar uma abordagem centrada na inclusão e na participação ativa dos alunos, contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal e social
  • Trabalhar a interdisciplinaridade através de um planeamento integrado das atividades ao longo do ano e sua integração curricular.
Projeto em parceria com: