Uma gota de água,uma gota de óleo

Apresentação do projeto

Este desafio resultante de uma parceria ABAE | Eco-Escolas, Prio Toplevel, pretende motivar as crianças, jovens, professores e família para um maior conhecimento acerca das questões que se relacionam com a importância da correta deposição de óleos alimentares usados no local adequado e particularmente para os impactos negativos na qualidade da água, para que estes estejam recetivos à introdução de mudanças de hábitos no dia-a-dia.
São, desta forma, propostos às escolas um conjunto de desafios que visam por um lado motivar a investigação acerca do tema proposto e, por outro, incentivar mudanças quotidianas não só nas crianças e jovens em contexto escolar, mas também, por inerência, em casa, na família e na comunidade.

O desafio consiste na realização de um projeto em torno da temática dos óleos alimentares usados, sendo a apresentação do trabalho a concurso um dos possíveis produtos desse projeto.

DESAFIOS 2018-19

Os desafios apresentados visam orientar a elaboração de projetos através da valorização de alguns produtos, que deverão refletir um trabalho de investigação sobre o tema orientado pelo professor.
Serão ainda sugeridos e apresentados às escolas como recursos os materiais/ atividades já desenvolvidos pela PRIO como os desenhos, cartas quiz e jogo da memória a par de um conjunto de informação sistematizada que permita orientar a pesquisa sobre o tema.
Por forma a diversificar e adaptar os trabalhos aos diferentes níveis etários são apresentadas 3 atividades/desafios destinados a diferentes faixas etárias. Em cada um deles existe ainda a opção de submeterem um cartaz que será premiado à parte.

Quem pode participar
Podem candidatar-se escolas da rede Eco-Escolas de todo o país. Podem concorrer nas seguintes categorias:

• 1º escalão: Jardins-de-infância e 1º ciclo do ensino básico
  • 2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico
  • 3º escalão: ensino secundário, profissional e universitário

Cada escola pode ter no máximo 3 grupos a concurso, correspondentes aos 3 escalões.

Prazos
Até 28 de fevereiro: inscrição na atividade na Plataforma Eco-Escolas
Até 15 de maio: submissão dos trabalhos.

Metodologia
O projeto é trabalhado na sala da aula, sob orientação do professor que adequará as estratégias e atividades propostas ao nível de ensino em questão. Sugere-se a utilização da PBL (Problem Based Learning), inspirado na investigação e método científico que visa a solução de problemas para situações reais.  Ver vídeo explicativo aqui . Ver infografia aqui

Escalões

ESCALÃO 1 | “Uma gota de água e uma gota de óleo” – história coletiva
Destinatários: crianças do jardim de infância e 1º ciclo

• Propõe-se a criação e ilustração de uma história sobre a temática “uma gota de água e uma gota de óleo”

ESCALÃO 2 | “Uma gota de água e uma gota de óleo” – história em BD
Destinatários: crianças e jovens do 2º e 3º ciclo

• Propõe-se a criação e ilustração de uma história recorrendo à técnica da Banda Desenhada sobre a temática “uma gota de água e uma gota de óleo”.

ESCALÃO 3 | “Porquê reciclar os óleos alimentares usados” – vídeo campanha
Destinatários: jovens do ensino secundário, profissional e universitário

• Propõe-se a criação e de um mini-vídeo de no máximo 1 (um) minuto que alerte para a importância da separação e reciclagem dos óleos alimentares usados.

OPCIONAL EM QUALQUER ESCALÃO | Cartaz
O cartaz  deverá de forma implícita ou explicita apelar à separação e correta deposição dos óleos alimentares usados, informando sobre as consequências do despejo dos óleos em locais inadequados como por exemplo a sanita.
O cartaz deverá ter a dimensão A2 em formato vertical (ou equivalente – pode ser uma cartolina) sendo o conteúdo livre.

Avaliação e Prémios

Júri
O júri será constituído por elementos da ABAE, da PRIO, e por elementos da Comissão Nacional Eco-Escolas nomeadamente os representantes do Ministério do Ambiente (APA) e Educação (DGE).
O júri reserva-se no direito de rejeitar qualquer candidatura que não satisfaça as condições do Regulamento do Concurso que estará online  em página dedicada ao projeto, acessível a partir da página Eco-Escolas em ecoescolas.abaae.pt

Critérios
Os trabalhos serão avaliados com base nos seguintes critérios:

• Qualidade da informação contida;
  • Envolvimento dos alunos;
  • Originalidade, criatividade;
  • Resultado final

Aos autores dos melhores trabalhos serão atribuídos prémios destinados à escola, professor(a) coordenador(a) e 4 alunos.
Serão assim atribuídos 5 conjuntos de prémios em cada escalão, sendo distinguidos por atividade o 1º, 2º e 3º prémio e 2 menções honrosas. Em cada escalão será ainda premiado um cartaz.

Prémios a atribuir
Escola: 1º prémio : 1 drone | 2º prémio : 1 action cam | 3º prémio : 1 máquina fotográfica |menções honrosas: disco externo
Professor(a): 1º prémio: 1 tablet | 2º prémio: disco externo |3º prémio: disco externo | menções honrosas: aparelho de pilhas recarregáveis
Alunos(as):  de todas as escolas premiadas –  4 lanternas (energia mecânica)

Uma gota de água , uma gota de óleo

Objetivos:
  • (In)formar crianças e jovens e através deles a população em geral, acerca da importância do correto encaminhamento dos óleos alimentares usados;
  • Contribuir para aumentar a quantidade de óleos alimentares usados que têm como destino a reciclagem;
  • Alertar para as questões relacionadas com a qualidade da água, quer para consumo humano e quer com a contaminação dos oceanos, rios e albufeiras
  • Integrar propostas e metodologias previstas no currículo
  • Valorizar uma abordagem centrada na inclusão e na participação ativa dos alunos, contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal e social
  • Trabalhar a interdisciplinaridade através de um planeamento integrado das atividades ao longo do ano e sua integração curricular.
Projeto em parceria com: